A União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela foi distinguida com o galardão Eco-Freguesias XXI, figurando assim entre as freguesias portuguesas com os melhores índices de sustentabilidade. Nuno Leitão, presidente, dá a conhecer as ações desenvolvidas pela junta de freguesia em prol da sustentabilidade e que levaram este território a alcançar a menção de ouro.

Nuno Leitão, presidente da União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela
Nuno Leitão, presidente da União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela

A União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela foi distinguida com o galardão Eco-Freguesias XXI. Gostava de escutar a sua reação a este reconhecimento e que explanasse o que a distanciou como uma das freguesias mais sustentáveis do país.

Uma enorme satisfação a atribuição deste galardão Eco-Freguesias XXI à junta de freguesia, e ainda mais que, sendo a primeira vez que nos candidatamos, obtivemos uma classificação final de cerca de 90% o que corresponde a uma distinção com a menção de ouro. A intervenção decorreu ao longo do mandato em várias áreas, na definição de uma melhoria continua do funcionamento interno e externo, e que se materializam em produtos, equipamentos, serviços e ações assentes numa eficiente gestão de recursos, equidade social e de responsabilidade intergeracional.

Embargo de obra, União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela
Embargo de obra, União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela

O programa Eco-Freguesias XXI é implementado pela ABAE e tem como objetivo reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do país tendo por base dez indicadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. O que motivou a União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela a participar nesta iniciativa?

A principal motivação foi a possibilidade de enquadrar alguns projetos desenvolvidos pela junta de freguesia, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, e de reconhecimento das boas práticas desenvolvidas, como por exemplo, o primeiro lugar no Indicador Promoção da Economia Local, destacando-se o Diretório do Comércio Local, e onde foi possível dinamizar durante o período de estado de emergência, apresentar oferta do comércio local, onde se incluía a entrega de bens e serviços à população ao domicílio. Para além deste projeto, destacam-se ainda projetos como, a dinamização do Gabinete de Apoio à Juventude (Loja Ponto Já), em parceria com o IPDJ, e o Gabinete de Inserção Profissional, em parceria com o IEFP, entre outros.

Diretório de comércio local, União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela
Diretório de comércio local, União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela

Após analisar 111 candidaturas, foram eleitas 93 freguesias que se destacaram pelas suas melhores práticas de sustentabilidade nas áreas ambiental, social e económica. Quais as ações desenvolvidas pela União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, a fim de atingir metas de responsabilidade a caminho da sustentabilidade?

O principal objetivo foi uma abordagem integrada, e que coincidiu com a abordagem que a junta de freguesia concretiza no seu dia-a-dia, através de intervenções em áreas como o ambiente, a área social, a educação, a economia, os serviços de proximidade, e que com a atribuição desta distinção, colocaram também a própria comunidade envolvida em atingir metas de responsabilidade a caminho da sustentabilidade. Por exemplo o primeiro lugar no Indicador Promoção da Economia Local, onde foi possível dinamizar durante o período de estado de emergência, apresentar oferta do comércio local, onde se incluía a entrega de bens e serviços à população ao domicílio, mas também ao nível dos indicadores mais pontuados, no desenvolvimento social cultural, com ações como o Festival de Musica Bobadela Vila Rock e Art Musica Fest, com a Academia Sénior, e com a Visão de Desenvolvimento, com a candidatura ao Eco-freguesias XXI e a dinamização do Eco-Escolas com os Agrupamentos da freguesia.

Academia Sénior, União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela
Academia Sénior, União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela

De que forma a União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela pretende continuar a trabalhar para a sustentabilidade da freguesia e do planeta?

Para além dos projetos que nos candidatamos, já estão em curso novos projetos que visam continuar a trabalhar em prol da freguesia, e até numa perspetiva de potenciar o lançamento de boas práticas para o ambiente. Temas como a gestão eficiente de água, reciclagem e eficiência energética farão parte do nosso dia-a-dia.

Logo União Freguesias de Santa Iria da Azóia, S. João da Talha e Bobadela