Respeitando sempre a natureza, a LactAçores cria os melhores laticínios, com leite proveniente de vacas que animam as paisagens paradisíacas das ilhas açorianas, levando à sua mesa os laticínios mais puros e tradicionais das ilhas de São Miguel, São Jorge e Faial, feitos de saberes e com sabor genuínos dos Açores, de acordo com elevados parâmetros de segurança alimentar e recorrendo à mais avançada tecnologia. Fique a conhecer um pouco melhor pela voz de Nuno Sousa, diretor comercial & marketing, a LactAçores que diariamente leva o melhor da natureza açoriana a casa de milhares de portugueses.

Nuno Sousa, diretor comercial & marketing da LactAçores
Nuno Sousa, diretor comercial & marketing da LactAçores

A LactAçores foi criada em 2004, com o intuito de enaltecer a origem dos laticínios açorianos, unindo cooperativas açorianas de renome e trabalhando em sinergia. Hoje, a LactAçores assume-se uma empresa de excelência, com elevados índices de crescimento, quer no mercado interno, quer externo, sustentados pela excelência e pela qualidade dos seus produtos. Quais as bandeiras que têm guiado a LactAçores ao longo dos anos e que têm contribuído para conquistar a sua posição no mercado interno e externo?

Temos vindo a inovar, desenvolvendo novos produtos, novos sabores, novo packaging. Atualmente, o consumidor está mais atento à origem dos produtos, dando clara preferência a produtos provenientes de regiões e produção mais sustentáveis e saudável, como é o caso dos produtos da LactAçores.  Além disso, notamos uma maior relação dos portugueses com as nossas marcas, quer estejam em Portugal ou fora, e temos sempre isso em consideração aquando do lançamento de novas propostas e de novos projetos. A vertente da preocupação com a saúde e vida saudável é, também, uma tendência consumada, e que está muito presente na LactAçores, que tem vindo a desenvolver produtos que satisfaçam essa necessidade, tal como no caso do leite, em que fomos pioneiros na produção de leite açoriano sem lactose.

Desde a sua formação que a LactAçores se distingue pela qualidade dos produtos que comercializa. De que forma a LactAçores assegura a qualidade dos seus produtos e leva o melhor da natureza açoriana a cada um dos seus clientes?

O facto de sermos uma União de Cooperativas tem-nos permitido oferecer uma maior riqueza e diversidade de produtos: atualmente, a LactAçores comercializa 12 marcas. Desde a nossa formação que nos distinguimos pelo ênfase dado à qualidade dos produtos, onde um rígido sistema de controlo de qualidade e segurança permite sermos reconhecidos como fornecedores de produtos de excelência. Acreditamos que a qualidade dos nossos produtos advém, principalmente, da nossa origem açoriana, do respeito pela natureza e em darmos o melhor da natureza dos Açores a quem mais gostamos. Aproveitamos as mais-valias de cada cooperativa e o saber da experiência construída ao longo dos anos para partilhar o que de melhor temos.

Além disso, a portugalidade está sempre patente na nossa origem, e em tudo o que lançamos. Sendo os nossos produtos provenientes dos Açores, a sua origem é, por si só, diferenciadora. Um arquipélago rico em património, com uma natureza deslumbrante e com a sua autenticidade, permite-nos transmitir toda esta herança cultural e patrimonial nas nossas marcas. Proporcionamos experiências e excelência de sabores tradicionais e genuínos: desde o sabor lendário do Queijo São Jorge DOP, que remonta à ocupação da ilha de São Jorge pela comunidade flamenga, ao mais puro leite que provém diretamente dos prados açorianos, não esquecendo o delicioso queijo prato da Ilha Azul produzido na belíssima ilha do Faial.

LactAçores
LactAçores

A edição especial do Queijo São Miguel 36 meses de cura é um reflexo da versatilidade do produto e da matéria-prima, conduzida pela marca que está focada em apresentar propostas inovadoras aos seus clientes. Qual o balanço desta nova aposta e de que forma a LactAçores pretende continuar a dinamizar o mercado?

Esta nova aposta no Queijo São Miguel 36 meses de cura representa o empenho e conhecimento da equipa LactAçores e dos seus produtores em desafiarem-se diariamente para apresentar os produtos mais exclusivos, criados com a melhor matéria-prima que a natureza dos Açores tem para oferecer. Com a boa aceitação deste segmento de produtos, continuaremos a trabalhar para trazer as melhores sugestões e o melhor da natureza dos Açores para a mesa dos portugueses. Com o saber fazer consolidado ao longo de anos, iremos continuar a apostar em edições Limitadas na categoria de Queijo Ilha, muito valorizada pelos consumidores e clientes. Já na nossa oferta de leite, iremos reforçar as nossas referências Nova Açores Pastagem, com leite proveniente de vacas que pastam livremente durante 365 dias do ano. Na gama Nova Açores Pastagem, destacam-se as referências 0% Lactose, com uma aceitação cada vez maior por parte dos consumidores – um leite de pastagem dos Açores, com todo o sabor e sem lactose, sendo ideal para quem é intolerante à lactose, mas não abdica de um copo de leite açoriano.

A LactAçores estimula a criatividade e inovação, através da implementação de soluções diferenciadas e do constante desenvolvimento e melhoramento dos produtos?

O mercado, tanto a nível nacional como internacional, é bastante concorrencial. Para continuarmos a crescer, tentamos manter a capacidade de nos reinventarmos para continuar a surpreender os clientes, para tornar as nossas marcas mais relevantes e para inovar, conseguindo desta forma responder às tendências e às necessidades do consumidor. Continuar a promover os nossos produtos, aproximarmo-nos mais dos nossos consumidores e a dar a conhecer as riquezas que o saber e anos de experiência no mundo dos laticínios nos permitem criar, mantendo a nossa legítima essência.

LactAçores
LactAçores

A LactAçores é formada pela união de três cooperativas: Unileite, Uniqueijo e CALF. Cada uma delas representa uma das ilhas do arquipélago açoriano, fornecendo os laticínios mais tradicionais de cada região, que permitem a visita ao arquipélago, através de uma experiência de sabores tradicionais e genuínos. Quais são as vossas marcas mais conhecidas?

As nossas marcas com maior presença no mercado e notoriedade são a Nova Açores (leite, queijo, manteiga e natas), Nova Açores Pastagem (leite), o Queijo São Jorge DOP (um queijo único, produzido a partir de leite cru), Ilha Azul (leite e manteiga da Ilha do Faial) e o Queijo São Miguel (queijo da ilha de São Miguel, produzido com leite pasteurizado). Temos, ainda, outras marcas que complementam o nosso portefólio e são referências que continuamos a trabalhar, com intuito de aumentar a sua expressão no mercado.

A LactAçores assume hoje um forte papel na divulgação turística dos Açores?

A LactAçores foi criada com o intuito de enaltecer a origem dos laticínios dos Açores e a nossa missão passa por levar o melhor da natureza açoriana a quem mais gostamos e a quem visita as nossas origens. Respeitando sempre a natureza, criamos os melhores laticínios, com leite proveniente de vacas que animam as paisagens paradisíacas das nossas ilhas. É a combinação entre o respeito pelo bem-estar animal e pela natureza que nos permite dar vida aos nossos produtos autênticos e que são os verdadeiros embaixadores das nossas ilhas.

Levar até à mesa dos portugueses os laticínios mais puros e tradicionais das ilhas de São Miguel, São Jorge e Faial, feitos de saberes e com sabor genuínos dos Açores e de acordo com elevados parâmetros de segurança alimentar, é o principal objetivo da LactAçores que atualmente trabalha com marcas e parceiros de excelência. O que podemos esperar da LactAçores a médio/longo prazo?

O balanço tem sido muito positivo, com um crescimento anualizado a rondar os 7% desde a nossa fundação. Continuaremos sempre a trabalhar para trazer os melhores produtos e a melhor natureza dos Açores para a mesa dos portugueses. Com o saber fazer consolidado ao longo de anos, iremos continuar a apostar em edições limitadas na categoria de Queijo Ilha, muito valorizada pelos consumidores e clientes. Já na nossa oferta de leite, iremos reforçar as nossas referências Nova Açores Pastagem, com leite proveniente de vacas que pastam livremente durante 365 dias do ano. Na gama Nova Açores Pastagem, destacam-se as referências 0% Lactose, com uma aceitação cada vez maior por parte dos consumidores – um leite de pastagem dos Açores, com todo o sabor e sem lactose, sendo ideal para quem é intolerante à lactose, mas não abdica de um copo de leite açoriano.

LactAçores