“Inovação para uma vida melhor”

LG Portugal - Diretor Marketing Hugo Jorge
“A filosofia e a visão da LG são totalmente focadas nas pessoas e nas suas necessidades”
Hugo Jorge, Diretor Marketing da LG Portugal

A LG é hoje uma das principais marcas a nível nacional e internacional, sendo reconhecida pela qualidade, fiabilidade e durabilidade dos seus produtos. Foi com o objetivo de conhecer a estratégia de sucesso da empresa que estivemos à conversa com Hugo Jorge, Diretor de Marketing da LG Portugal, que em entrevista nos revelou ainda as grandes novidades lançados pela marca no mercado.

Reconhecida como uma das principais marcas a nível nacional e internacional, a LG é hoje uma referência. A constante aposta em inovação assume-se um fator decisivo para o sucesso alcançado?

O desejo da LG Electronics foi sempre proporcionar uma vida melhor, através da aposta em inovação, que nos permite ser pioneiros em tecnologia e afirmarmo-nos como uma marca global do futuro com um crescimento consistente. Este posicionamento líder em inovação só é possível graças ao lançamento constante de soluções ímpares que fazem a diferença na vida dos consumidores. Desde o nosso nascimento, o nosso percurso foi marcado pela apresentação de enormes inovações, como é o caso da tecnologia OLED, que faz parte do segmento premium, o porta-estandarte da nossa investigação e desenvolvimento e que aponta as tendências do futuro.

De que forma a inovação tem sido um dos principais aliados da LG no desenvolvimento de produtos e soluções capazes de marcar a diferença no mercado e perante o cliente?

“Inovação para uma vida melhor” é a missão pela qual a LG rege o seu trabalho diário em todo o mundo e tal só é possível com uma grande aposta no trabalho de investigação e desenvolvimento para criar soluções tecnológicas que fazem efetivamente a diferença. A par com a inovação, é também muito importante ouvirmos os nossos clientes para podermos definir uma estratégia de desenvolvimento de produto eficiente e adequada. Só assim somos capazes de desenvolver produtos disruptivos e personalizados, que vêm responder e até antecipar as necessidades que o dia-a-dia impõe, aliando qualidade, fiabilidade e durabilidade a preocupações ao nível da sustentabilidade, da poupança e eficiência energética, do design e de uma experiência de utilização simples e conveniente.

O consumidor está, cada vez mais, informado e exigente. Perante esta realidade torna-se imperativo o desenvolvimento de soluções otimizadas e de produtos que vão de encontro às suas necessidades?

A filosofia e a visão da LG são totalmente focadas nas pessoas e nas suas necessidades. Por essa razão, conhecer os nossos clientes e poder fornecer-lhes novas experiências e soluções otimizadas através de inovação constante é importante para conseguirmos fazer efetivamente a diferença e podermos contribuir para uma vida melhor. Portanto, a nossa assinatura – “Life’s Good” – está presente em tudo o que fazemos e funciona tanto como uma motivação como um objetivo.

Foi a pensar nas necessidades dos seus clientes que a LG lançou recentemente os monitores LG Ergo e o portátil LG gram. Quais as principais características destes produtos e as mais-valias para o cliente, numa altura em que milhões de pessoas, em todo o mundo, trabalham remotamente?

Num momento em que milhões de pessoas de todo o mundo se encontram a trabalhar a partir de casa, o conceito Ergo da LG foi projetado para elevar a produtividade, o conforto e a conveniência dos monitores da marca a um novo nível de excelência. O conceito Ergo, que pode ser combinado com monitores de várias gamas da LG, garante a maior flexibilidade do mercado, tanto numa mesa de trabalho como num setup de gaming.

O seu design economiza espaço e aumenta o conforto, permitindo aos utilizadores ajustar de forma rápida e fácil a posição do monitor. Afastá-lo da parede até ao nível dos olhos ou para baixo até à mesa, incliná-lo para a frente ou para trás e até mesmo girá-lo 90 graus. Para quem se encontra sempre em movimento, os mais recentes modelos da gama de computadores portáteis gram da LG assumem-se como a opção perfeita pela sua leveza, portabilidade e resistência com um design harmonioso e ergonómico. Os novos LG gram aliam a sua extrema leveza e bateria de longa duração a um processador de última geração para uma experiência ímpar elevada por novas e úteis funcionalidades pensadas para responder às necessidades dos power users. Com utilizações tão diversas como trabalhar, criar conteúdos ou jogar, estes laptops são verdadeiras estações multiusos com elevadíssimos níveis de desempenho graças ao processador Intel® CoreTM de 10.ª Geração com gráficos Iris® Plus e uma Memória DDR3 Dual Channel até 24 GB. Com o dobro do poder de processamento gráfico face aos modelos de 2019, os novos conseguem assim responder a qualquer desafio com velocidade e suavidade.

LG gram
LG GRAM

Com superfícies polidas e suaves, o novo LG Velvet promete revolucionar a área Mobile, graças às suas funcionalidades e design. Hoje, mais do que nunca, design do produto assume especial importância para o consumidor?

Atualmente, os consumidores reconhecem que o design deve ir muito além da construção estética para assumir também um papel crucial na utilidade dos equipamentos. Esta premissa é especialmente relevante nos smartphones, que devem assim aliar a robustez e a resistência necessárias para enfrentar os vários desafios do dia-a-dia a uma design consistente e subtil e a uma performance de exceção. Inaugurando uma nova era de design elegante, o novo LG VELVET integra os recursos multimédia mais inovadores da marca com uma nova linguagem gráfica inspirada na natureza e nas suas superfícies polidas e suaves, prestando homenagem à natureza, com uma forma visual diferenciada da tendência da indústria, apresentando câmaras em “pingos da chuva” e curvas simétricas atrás e à frente.

A LG surpreendeu recentemente o mercado ao anunciar o seu smartphone LG Wing, que se caracteriza por ter um ecrã duplo e giratório e pelo seu conceito 100% multitasking. Fale-nos um pouco mais deste produto inovador.

Abordando um território totalmente desconhecido, o LG Wing vem apresentar um conceito de utilização e um formato totalmente inexplorados, materializando uma experiência móvel nova com um vasto leque de possibilidades. É o primeiro telemóvel do mundo com um segundo ecrã rotativo, que, aliado a recursos específicos, vai inaugurar um novo universo de potencialidades ao nível da imagem, som, gaming e multitasking. Assim sendo, os utilizadores podem alternar, a qualquer momento, entre o Modo Rotativo e o Modo Básico para adaptar o equipamento às suas necessidades de utilização de forma instantânea. Com um formato focado na utilização, o LG Wing foi criado a pensar nos consumidores que, mais do que nunca, assistem a conteúdos a partir dos seus smartphones e fazem deles plataformas multimédia de trabalho e lazer. Tendo isto em conta, a LG equipou este dispositivo com avançados recursos de câmara e tecnologias exclusivas. A este nível, outra das inovações mais impressionantes deste equipamento é a câmara Gimbal Motion, a primeira do mundo num smartphone, que transforma o segundo ecrã do LG WING num suporte conveniente, ao fornecer a estabilidade necessária para capturar fotos mais nítidas e imagens de vídeo suaves com apenas uma mão.

LG WING 5G
LG WING 5G

A LG aposta numa forte política de eco design. De que forma a marca tem vindo a contribuir para a promoção e defesa da responsabilidade social?

A nossa forte política de eco design tem início, desde logo, na produção dos equipamentos, cujo processo de montagem permite a reciclagem de grande parte dos seus componentes. Também o desenvolvimento das embalagens é avaliado tendo em conta a redução do volume e peso e a otimização da eficiência logística. Em conjunto com outros objetivos, estas ações têm como meta atingir a neutralidade carbónica das nossas operações a nível global até 2030. No caso de Portugal, a LG tem vindo a desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico. Para o efeito, organizámos, no ano passado o e-Waste Summit, o primeiro encontro de análise do panorama português de gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. Já este ano, no âmbito da parceria com a ERP Portugal, promovemos um estudo sobre os hábitos dos portugueses em relação ao lixo eletrónico. No seguimento destes e outros insights, aliámo-nos à Startup Lisboa para desafiar as empresas nacionais a apresentar ideias e projetos que venham ajudar a dar resposta à problemática do e-waste.

LG VELVET
LG VELVET

O ano de 2020 ficará marcado pelos desafios e superação. Como reagiu e qual é o “novo normal” da LG Electronics?

A nível internacional, a LG Electronics conseguiu manter um crescimento sustentado ao longo deste ano e, no terceiro trimestre, o nível de vendas e lucro alcançaram os valores mais altos alguma vez registados no terceiro trimestre da história da LG. Estes valores refletem a estratégia da LG que se tem vindo a focar nas tendências e potenciais necessidades dos seus clientes em todo o mundo. Por isso, mais do que alterar um paradigma, a pandemia e os seus desafios vieram acelerar a visão que temos para um ecossistema tecnológico mais inteligente. O futuro chegou mais cedo e com ele, novas preocupações e necessidades dos consumidores de todo o mundo. Paralelamente, esta pandemia veio alertar-nos para as fragilidades do sistema e para a necessidade de reforçarmos as ações junto dos nossos parceiros, os nossos maiores embaixadores. Por essa razão, uma das grandes prioridades neste novo contexto passa por apoiar os nossos colaboradores, parceiros e distribuidores com ações específicas, ou a criação de uma campanha de apoio à economia nacional, focada, sobretudo, no setor do turismo.

A COVID-19, obrigou empresas e funcionários a adaptarem-se a uma nova realidade e os clientes assumiram novos hábitos de consumo. Numa altura em que a higienização e purificação do ar dos diversos ambientes se tornou de extrema importância, quais os produtos LG que poderão ser um aliado para a saúde?

Nesta altura é ainda mais importante manter um ambiente doméstico limpo e um ar puro. Por essa razão, a LG apresentou o novo Ar Condicionado Residencial Air Purifier. Independentemente da temperatura exterior, as unidades de ar condicionado da LG difundem rapidamente o ar frio ou quente, alcançando todos os cantos das divisões da casa. Combinando a forte capacidade de aquecimento e arrefecimento com um sistema de purificação de ar 2 em 1, o novo equipamento consegue filtrar pequenas partículas de pó, germes e poluição do ar. Também ao nível dos home appliances, a LG tem vindo a desenvolver tecnologias de limpeza da roupa e loiça menos dependentes de detergentes químicos.

Quais as bandeiras que continuarão a guiar a marca para se manter no topo e continuar a criar produtos eficientes e tecnológicos, capazes de surpreender?

Acima de tudo, é a confiança que os consumidores depositam em nós que nos leva a fazer cada vez mais e melhor, reforçando o nosso compromisso com a aposta constante em inovação e no desenvolvimento de produtos verdadeiramente novos e adaptados às necessidades e ao seu dia-a-dia.