LG - Fachada
LG Portugal

Mundialmente reconhecida a LG Portugal assume a liderança na durabilidade e fiabilidade dos seus produtos, mas também na inovação e sustentabilidade. Hoje, mais do que nunca, aliar a tecnologia à sustentabilidade é imprescindível para a marca, que tem reunido esforços nesse sentido, através da adoção de medidas de preservação do ambiente e dos seus recursos naturais e do desenvolvimento de campanhas e iniciativas de consciencialização para os impactos que as ações humanas têm no planeta. Hugo Jorge, Marketing Director da LG Portugal dá a conhecer nesta edição as principais ações e iniciativas desenvolvidas pela marca em prol da preservação do meio ambiente.

Hugo Jorge, diretor marketing LG Portugal
Hugo Jorge, Diretor Marketing LG Portugal

Reconhecida mundialmente pela qualidade, durabilidade e fiabilidade dos seus produtos, a LG Electronics destaca-se pela constante aposta na inovação. Com uma filosofia e visão, completamente, focadas nas necessidades dos seus clientes, a marca aposta no desenvolvimento de produtos e soluções disruptivas, capazes de marcar a diferença no mercado e perante o cliente. Foi a pensar, exatamente, nas necessidades dos seus consumidores que a LG lançou, recentemente, o painel fotovoltaico NeOn, que é já o módulo solar mais vendido da LG. Fale-nos um pouco mais desta solução energética, das suas características e de que forma veio revolucionar a produção de energia solar fotovoltaica em Portugal.

A gama de painéis solares NeOn oferece um alto desempenho seja qual for a sua aplicação com altos níveis de eficiência e uma melhor performance no espaço disponível no telhado. Com uma garantia (líder na indústria) de 25 anos, estes módulos providenciam uma excelente durabilidade e são submetidos a testes intensivos, minimizando o risco de defeitos. Por outro lado, apresentam um design único e apelativo, contribuindo para a melhoria da aparência e aumento do valor do edifício.

O ano de 2020 ficou também marcado pelo lançamento do Smart Home Energy Package, a primeira solução de energia integrada do mundo, que inclui todos os equipamentos necessários para produzir energia renovável e sustentável em casa, no escritório ou em qualquer outro edifício. Quais os benefícios da utilização desta solução energética integrada para os clientes e qual o seu contributo na redução da pegada ecológica?

O Smart Home Energy Package da LG é a primeira solução de energia integrada do mundo que inclui todos os principais sistemas necessários para produzir energia renovável e sustentável em casa. Contando com os painéis fotovoltaicos premiados da gama NeOn, um sistema de armazenamento de energia e bombas de calor ar-água que recorrem ao fluido frigorigéneo R32, esta solução, permite não só gerar energia solar como também armazená-la de forma inteligente para usar mais tarde, quando necessário, além de contribuir para a redução das emissões de CO2, ao mesmo tempo que permitem reduções drásticas na conta da luz e uma maior resistência às variações de preços das suas tarifas.

LG - Smart Home Energy Package
LG – Smart Home Energy Package

Com uma forte política de eco design, a LG aposta no desenvolvimento de produtos que contribuem para um mundo mais sustentável. Reduzir o impacto dos seus produtos e praticar uma gestão ecológica são apenas alguns dos compromissos assumidos pela marca com vista à redução da pegada ambiental. Quais as principais ações desenvolvidas pela LG e que têm contribuído para a criação de um mundo ambientalmente mais sustentável?

Além do eco design dos nossos equipamentos (que pressupõe que o seu desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos seus componentes), e do cumprimento de 22 pontos-chave para a criação de Embalagens Verdes, a eficiência energética dos produtos é outro dos pilares da atividade da LG, que tem vindo a desenvolver equipamentos que integram processos de funcionamento sustentáveis, capazes de gerar grandes poupanças energéticas. Paralelamente, a nível internacional, estamos a reduzir as emissões de carbono das nossas operações globais de forma a alcançarmos um ambicioso objetivo: reduzir as emissões de carbono nas unidades globais de produção de cerca de dois milhões de toneladas registados em 2017 para 960.000 toneladas até ao final de 2030.

A LG tem vindo a desafiar os portugueses a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico. Foi exatamente neste contexto que surgiu o e-Waste Open Innovation, um programa de capacitação e mentoria, criado e desenvolvido em 2020 pela ERP Portugal e pela LG Portugal em parceria com a Startup Lisboa. Fale-nos um pouco mais deste projeto inovador que desafiou startups e empreendedores a apresentarem as suas soluções para incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de equipamentos eletrónicos.

Em 2020, no âmbito da parceria com a ERP Portugal, promovemos um estudo sobre os hábitos dos portugueses em relação ao lixo eletrónico que revelou que muitos ainda guardam estes produtos em casa por acharem que “ainda podem dar jeito”, impedindo-os assim de ter uma segunda vida. Por essa razão, aliámo-nos à Startup Lisboa para desafiar as empresas nacionais a apresentar ideias e projetos que venham ajudar a dar resposta à problemática do e-waste, sendo que, após um processo de seleção e mentoria, o primeiro lugar foi atribuído ao Trash4Goods. A equipa de jovens universitários criou um sistema de gamificação que permite fazer a recolha de REEE recompensando quem recicla, num verdadeiro processo de economia circular. A solução simples integra um módulo portátil e uma aplicação para alavancar a visão da equipa de tentar sempre conseguir abranger a maior quantidade de resíduos possível, maximizando o impacto na reciclagem.

Em parceria, a LG Portugal e a ERP Portugal já consciencializaram milhares de pessoas para a importância de neutralizar algumas das principais ameaças ambientais, entre as quais o lixo eletrónico. Hoje, mais do que nunca urge unir esforços no processo de consciencialização do impacto que as nossas atitudes têm no meio ambiente?

Na LG Portugal, acreditamos que a sustentabilidade é um tema urgente e de enorme relevância no contexto atual e, enquanto empresa global, procuramos sempre operar no sentido da sensibilização e consciencialização da sociedade para a proteção e preservação do meio ambiente.

A nível mundial, apenas 15 a 20% dos REEEs são reciclados e, perante este panorama preocupante, sentimos ser nosso dever atuar junto das comunidades que integramos, a jusante e a montante. Assim, o nosso projeto de sustentabilidade foca-se sobretudo na necessidade de alertar e sensibilizar os portugueses para a problemática do lixo eletrónico. Para o efeito, procurámos construir uma rede de parceiros para uma atuação efetiva e relevante e a ERP Portugal, pela sua expertise, abrangência e capacidade, desempenhou, desde o início, um papel fundamental nesta estratégia, que conta já com vários projetos de sucesso (Geração Depositrão, Reciclar É Um Festival, e-Waste Summit e e-Waste Open Innovation).

Fazer mais e melhor é o principal compromisso assumido pela marca, que pretende continuar a satisfazer as necessidades dos seus consumidores. Para além disso, o que podemos esperar da LG para o ano de 2021?

2021 será um ano de inovação e construção renovada e, em Portugal, daremos, certamente, continuidade aos projetos de responsabilidade social e sustentabilidade que temos em curso, através do regresso do e-Waste Summit e da implementação de soluções efetivas para o problema do lixo eletrónico, e reforçaremos a inovação nesta área, com a criação de novos projetos de sensibilização, de promoção de comportamentos corretos e de atuação efetiva junto da sociedade, especialmente sobre a problemática do e-waste em Portugal.

LG KV Solar_210X297_