À medida que o inverno se aproxima, a vida nas casas de madeira tende a parar e a mudar-se para as cidades. Para conseguir voltar para um ambiente acolhedor assim que o tempo voltar a aquecer é necessário ter em atenção alguns trabalhos importantes e desenvolver medidas proativas, antes que época mais fria chegue.

Maestro Casas - Portugal em Destaque
Maestro Casas – casa de madeira

Falamos com os especialistas da Maestro Casas sobre as preparações de casas de madeira para o inverno. Eles lembraram-nos que não nos devemos limitar a trancar a porta e desligar a eletricidade. Para evitar inconvenientes é necessário tratar das infraestruturas das casas de madeira e de soluções de segurança.

Antes de conhecer as dicas dos profissionais desta empresa, conheça também o catálogo, preços, casas de madeira da Maestro Casas e escolha a sua casa para poder relaxar e desfrutar ao máximo da natureza.

Os desafios aumentam com a chuva

Ainda que se feche a porta da casa de madeira, na expectativa de voltar só quando o tempo aquecer, é aconselhável fazer visitas com muito mais regularidade, pois as condições do inverno podem causar várias surpresas desagradáveis, recordam os especialistas da Maestro Casas.

“Os preparativos para a época fria devem começar só depois das folhas terem caído. Muitas vezes elas ficam acumuladas nas calhas de drenagem de água e entopem os canos. Depois, com a chuva, a água penetra na estrutura da casa e danifica as paredes de madeira e as partes de metal começam a enferrujar.” – dizem os especialistas da Maestro Casas

Os especialistas lembram que depois de um inverno mais agressivo é essencial limpar o telhado, por forma a evitar a acumulação de neve e água, o que pode danificar a borda do telhado, calhas e guteiras. Por isso quando começa a chover é o momento de planear uma viagem de fim de semana à casa de madeira e verificar tudo com calma.

Quando chegar para essa verificação é aconselhável que prepare a lareira ou ligue o aquecimento durante algum tempo. A humidade que se acumula em casas de madeira que não são aquecidas pode danificar tanto as paredes como o piso da casa e também outros elementos da habitação. Ao aquecer a casa também vai melhorar a circulação de ar no sótão, o que vai ajudar a prevenir a acumulação de gelo no telhado.

Inverno acolhedor de uma casa de madeira
Inverno acolhedor de uma casa de madeira

Avaliar as infraestruturas das casas de madeira

Os especialistas alertam que os maiores perigos para as casas de madeira podem ser originados por problemas que são difíceis de identificar a olho nu. Quando deixar a casa de madeira por um longo período de tempo, tenha em mente que os canos de água congelados podem causar danos na sua propriedade. Se a casa não for aquecida de forma continua, ligue a água e não a deixe em recipientes, por forma a evitar que rebentem em caso de formação de gelo.

A instalação elétrica de uma casa de madeira, que muitas vezes têm mais de uma década, também representa um risco para a propriedade. Esta pode provocar um curto-circuito e até um incêndio.

Com temperaturas baixas, o isolamento dos fios fica danificado e a humidade pode provocar faíscas e risco de curto-circuito. O risco é ainda maior se a instalação elétrica não for renovada há muito tempo. É aconselhável desligar a eletricidade sempre que deixa a casa de madeira e se estiver muito tempo sem visitar a casa é imperativo que o faça.

Itens desnecessários e roupas que muitas vezes se vão acumulando nas casas de madeira também aumentam o risco de incêndio. Uma faísca que acidentalmente caía sobre um objeto altamente inflamável vai iniciar um incêndio muito depressa. Os especialistas lembram que os objetos antigos não devem ser guardados perto de instalações elétricas ou armazenados junto de outras infraestruturas.

Casa de madeira no inverno
Casa de madeira no inverno

Ladrões também são dissuadidos por um ambiente organizado

Seguir as dicas acima mencionadas vai ajudar a manter os itens deixados numa casa de madeira seguros durante o inverno. No entanto, quando estiver a preparar a casa de madeira para o inverno é importante avaliar não apenas os riscos naturais.

As casas de madeira desabitadas não estão protegidas contra roubos. É mais provável que os ladrões escolham uma casa com aparência abandonada, onde é pouco provável que encontrem os seus donos. Assim, manter um ambiente arrumado e organizado pode ajudar a reduzir o risco de assaltos. Também é importante não deixar objetos dispendiosos à vista de janelas ou noutras áreas que possam ser avistados do exterior. Assegure-se que os equipamentos de jardim, bicicletas e outros itens ficam trancados na garagem ou arrecadação.

Antes de sair de uma casa de madeira para o inverno inspecione cuidadosamente as fechaduras de todos os edifícios e avalie o seu desgaste. Os especialistas da Maestro Casas também aconselham a ter as chaves consigo, em vez de as esconder na propriedade, por baixo de um tapete de entrada ou na caixa de correio.

Troque contactos com os seus vizinhos, pois eles podem ajudar a reportar um assalto ou se notarem pessoas suspeita a rondar a casa. Se não tiver vizinhos na zona, pode instalar um alarme. Atualmente é fácil instalar um sistema de vigilância com vídeo que transmite os dados em tempo real para o seu telemóvel. Os visitantes indesejados também são detetados pelo movimento e são desencorajados pela luz do terraço que se acende automaticamente. 

Para mais conselhos sobre a segurança em casas de madeira visite maestrocasas.pt.