A Mercadona continua a expandir em Portugal e conta a partir de hoje com um Centro de Coinovação em Lisboa. Prepara-se, assim, para a sua chegada a novos distritos do país já no próximo ano.

Entrada do Centro de Coinovação de Lisboa - Mercadona
Entrada do Centro de Coinovação de Lisboa – Mercadona

Localizado na Avenida Estados Unidos da América, o Centro de Coinovação tem como objetivo trabalhar em conjunto com os “Chefes” (clientes) para adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do consumidor local e desenvolver produtos inovadores com a melhor qualidade.

O espaço tem uma área total de cerca de 2.400 m2, distribuídos por dois andares. Com um investimento de 2,2 milhões de euros, este centro conta com várias zonas de trabalho, incluindo espaço para cozinhar, área de provas-cegas, exposição dos produtos nos lineares, auditório e salas de reuniões.

Os Centros de Coinovação da Mercadona são macrolaboratórios de ideias onde os especialistas desenvolvem, em conjunto com os “Chefes”,  produtos que correspondam aos seus gostos e que venham dar resposta às suas necessidades. Desta forma, é possível introduzir melhorias e lançar inovações nos cinco negócios comercializados pela empresa: comida, bebida, higiene pessoal, limpeza do lar e cuidado dos animais de estimação. Antes de chegarem às prateleiras, os produtos são testados pelos clientes nestes centros.

O Modelo de Coinovação é trabalhado pela Mercadona desde 2011, através da sua Estratégia Avental, que consiste em partilhar com os clientes experiências e hábitos para os transmitir aos fornecedores e impulsionar uma colaboração direta na elaboração dos produtos. Este modelo pioneiro é uma das principais características diferenciadoras da cadeia de supermercados.

Cozinha e espaço de degustação - Mercadona
Cozinha e espaço de degustação – Mercadona

Em Portugal, a Mercadona abriu, em 2017, o Centro de Coinovação de Matosinhos com a finalidade de adaptar os seus produtos aos gostos e hábitos dos portugueses. Através do trabalho desenvolvido neste centro, a empresa abriu os seus primeiros supermercados no país, em 2019, com vários produtos adaptados às preferências dos portugueses.

A partir deste modelo, foram introduzidas inovações nos produtos comercializados, como a Tango da Mercadona, bebida tradicional portuguesa de groselha e cerveja. A Tablete Negro 99% Cacau foi também um produto adaptado e produzido em Portugal, pela Imperial, que conquistou os portugueses e os espanhóis.

Em 2020, a empresa contava com 20 Centros de Coinovação, em Espanha e Portugal, nos quais 150 especialistas realizaram um total de 12.500 sessões com “Chefes”.

Atualmente, a Mercadona tem 24 lojas em Portugal, nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo, tendo já aberto 4 das 9 lojas previstas para 2021, dando continuidade ao seu projeto de expansão no país. Este ano, a empresa prevê investir 150 milhões de euros e recrutar um total de 600 pessoas, com contrato de efetividade.

Logo Mercadona - Portugal em Destaque