A Mercadona é o mais recente elemento da associação empresarial GRACE, uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, que reúne empresas responsáveis.

Mercadona adere à GRACE
Mercadona adere à GRACE

Com mais de 180 empresas associadas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, a associação tem como principal missão apoiar empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável das comunidades e das organizações.

O GRACE tem ainda uma dimensão internacional, uma vez que faz parte da rede CSR Europe, líder em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, apoiando na transformação e procura de soluções práticas para o crescimento sustentável.

“Para a Mercadona, a adesão ao GRACE é uma oportunidade única de conhecer mais e melhor as boas práticas realizadas na área da responsabilidade social. É também um veículo de comunicação das ações que temos vindo a implementar, nomeadamente na defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais e Meio Ambiente, bem como na luta contra o desperdício alimentar e na doação de bens de primeira necessidade a pessoas carenciadas. O GRACE é, sem dúvida, um espaço onde podemos discutir saudavelmente com outras empresas um conjunto de soluções práticas para o crescimento sustentável”, aponta Ana Mendia, diretora de Responsabilidade Social da Mercadona Portugal.

Mercadona adere à GRACE

Para Margarida Couto, presidente do GRACE, em representação da Vieira de Almeida & Associados, a missão da associação é particularmente relevante nas circunstâncias atuais de crise: “Nos conturbados e desafiantes tempos que vivemos, as empresas devem reforçar o seu papel enquanto atores comprometidos e envolvidos no desenvolvimento sustentável”. Margarida Couto sublinha ainda que a adesão da Mercadona “é prova clara dessa missão de cidadania ativa de responsabilidade, especialmente relevante por se tratar de uma empresa que opera num sector que tem estado na linha da frente durante a crise pandémica que vivemos”. Esta adesão vem reforçar que o desenvolvimento de políticas de Responsabilidade Social, como a atuação na área da sustentabilidade, o envolvimento com comunidades locais carenciadas e a igualdade de género, mantêm-se questões prioritárias para a Mercadona.