A cadeia espanhola de supermercados Mercadona anunciou ter distribuído 409 milhões de euros de lucro em prémios aos mais de 90.000 trabalhadores em Espanha e Portugal.

Colaboradora do supermercado Mercadona de Ermesinde
Colaboradora do supermercado Mercadona de Ermesinde

A ideia é premiar e reconhecer o grande esforço efetuado por todos os colaboradores durante o ano de 2020 já que, graças ao seu trabalho, a Mercadona alcançou o melhor ano de gestão da sua história, garantindo o abastecimento e funcionamento diário de mais de 1.600 lojas em Portugal e Espanha.

Ao valor de 366 milhões distribuído a 01 de março de 2021, através de um prémio por objetivos, “somam-se os 43 milhões que, no passado mês de abril de 2020, foram também recebidos pelos colaboradores em reconhecimento do compromisso e esforço extraordinário demonstrado durante o início da crise sanitária que o país atravessa”, refere a empresa em comunicado.

Coordenadora do supermercado Mercadona de Gondomar

Esta iniciativa pioneira, de partilhar benefícios com os trabalhadores, foi implementada há mais de 20 anos e, desde então, os acionistas da empresa já distribuíram pelos colaboradores mais de 4.200 milhões de euros, valor que reflete o seu compromisso com o crescimento partilhado e o reconhecimento pelo trabalho e esforço conjunto da sua equipa.

A cadeia de supermercados explica ainda que qualquer trabalhador com cinco anos de casa tem o direito de receber um salário extra, que ascende a dois salários, caso cumpra as metas e objetivos definidos no início de cada ano. Com estes extras, a empresa sublinha que  o salário líquido de um colaborador base chega a alcançar aproximadamente 1.200 euros líquidos por mês.