Especialista em construção em Light Steel Framing, a METAWISE tem como missão transformar sonhos de viver com conforto e segurança em realidade. Para isso, aposta no desenvolvimento de construções de alta qualidade, sustentáveis e eficientes, capazes de ir de encontro às necessidades de cada cliente. Fique a conhecer um pouco melhor, nesta edição, o sistema construtivo que tem vindo a ganhar destaque no mercado da construção civil, em Portugal.

Metawise

A METAWISE é hoje uma referência na área da construção, em Portugal. Explane o percurso que tem vindo a traçar e de que forma tem vindo a conquistar o mercado.

Fundada como especialista em construção em Light Steel Framing, a METAWISE expandiu o seu core business para ser uma empresa fornecedora das estruturas de aço leve, tornando-se uma referência na área do LSF, em Portugal. A experiência como construtor, trouxe uma visão estratégica das necessidades do mercado, das suas dificuldades e das soluções a serem oferecidas para garantir a satisfação do construtor e do cliente final. A partir deste know-how, a empresa investiu num corpo técnico altamente especializado, formado por engenheiros civis e técnicos especialistas em instalações, de forma a dar uma solução de excelência para aqueles que desejam construir em Light Steel Framing.

O Light Steel Framing, ou aço leve, tem vindo a ganhar destaque no mercado da construção civil, em Portugal. Quais os benefícios para o cliente em escolher este sistema construtivo para o seu projeto?

Um dos benefícios mais evidentes do sistema LSF, e que contribui para a diminuição de custos, refere-se ao tempo de execução destas construções, que é notavelmente inferior. Para além desse, podemos destacar como benefícios:

  • Segurança – A construção em LSF tende a ser mais resistente e segura do que as construções em alvenaria. Apesar do peso dos materiais e do edifício em si ser substancialmente inferior ao que se observa numa construção tradicional, toda a estrutura erguida a partir de múltiplos perfis e peças metálicas conferem ao edifício alicerces, extremamente, robustos e compactos, mas também flexíveis, conseguindo desse modo uma maior resistência a sismos, intempéries e incêndios.
  • Isolamento – Não só a proteção térmica é garantida, mas também a sonora, em função dos materiais utilizados, que conferem um isolamento acústico difícil e, habitualmente, dispendioso de conseguir por intermédio de uma construção tradicional.
  • Controlo da humidade – Os constituintes utilizados nas paredes e revestimentos do LSF, que conferem um excelente isolamento térmico, também ajudam no controlo e equilíbrio da humidade, contribuindo para um ambiente mais seco e saudável e menos suscetível a insetos e fungos.
  • Espaço e arquitetura – Pela ausência das vigas tradicionais e colunas de elevadas dimensões, o espaço e amplitude interior dos edifícios é maior, dispondo, por isso, de mais espaço e liberdade. A sua arquitetura mais versátil, contemporânea e dinâmica, que acabam por impactar muito positivamente no aspeto visual e arquitetónico, conferem outra mais-valia a este sistema.
  • Durabilidade – Graças ao esqueleto estrutural e materiais habitualmente utilizados, assim como as suas conexões mais eficientes suportadas por parafusos, é expectável uma menor necessidade de manutenção do edifício e menos probabilidade de eventuais problemas nos alicerces e fundações devido ao seu menor peso, prologando assim a sua vida útil.

A construção civil é uma das atividades que mais consome recursos naturais e, consequentemente, gera diversos impactos no meio ambiente. A construção em Light Steel Framing destaca-se por ser mais sustentável, apresentando um balanço ecológico positivo, comparativamente ao betão. Quais as razões que permitem enquadrar o Light Steel Framing entre a chamada construção sustentável ou “green building“?

As estruturas e perfis em aço leve, assim como os restantes materiais de revestimento, requerem um consumo muito inferior de matérias-primas e são 100 por cento recicláveis e reutilizáveis. Considerada uma construção seca, em que o consumo de água é reduzido em 80 por cento, face às necessidades da alvenaria, o LSF apresenta níveis de poluição muito diminutos dispensando químicos corrosivos e aglomerantes produzidos no momento da construção que geram resíduos e desperdícios altamente tóxicos, que acabam, devido ao seu tratamento frequentemente incorreto, por contaminar solos e águas. Uma vez que o aço galvanizado é incombustível e não apodrece nem enferruja, resistindo a incêndios e a uma deterioração rápida, a sua preservação e a durabilidade é maior, exigindo ao longo da sua vida menos reparações, manutenções e substituições.

Graças à sua componente versátil e modelar, as estruturas de aço podem ser facilmente aumentadas ou modificadas, adaptando-se à estrutura pré-existe ou às necessidades de cada cliente?

Sim. O aço leve engenheirado fornecido pela METAWISE é formado por uma ampla gama de perfis fabricados nas medidas e com as caraterísticas desejadas pelo cliente e difere do aço leve tradicional ao eliminar cortes e perfurações em obra. Pronto a montar, consegue-se um menor desperdício e sobras de recursos, gerando estabilidade nos valores orçamentados e projetados. As estruturas fornecidas pela METAWISE são projetadas ao milímetro para saírem de fábrica nas medidas e com as características desejadas pelo cliente.

Tendo em conta as suas vantagens mais proeminentes, a construção em Light Steel Framing é, cada vez mais, uma aposta para clientes empresarias e particulares, mas também para a remodelação e reinvenção de edifícios antigos?

É de ressalvar que este sistema é um dos mais adequados, a vários níveis, para a reabilitação de edifícios. O seu baixo peso, facilita o transporte e montagem dos materiais, sendo o principal motivo para esta afirmação. Pela sua fácil adaptação e montagem, consegue rejuvenescer, requalificar e ampliar construções antigas, sem recorrer a intervenções complexas, permitindo que se mantenham as fachadas externas intactas, enquanto se constrói uma nova estrutura internamente.

Quais as bandeiras que, no futuro, continuarão a guiar a METAWISE para se manter na vanguarda da inovação e da sustentabilidade?

A METAWISE pretende aproveitar esta fase de alavancagem do sistema LSF, através da partilha do know-how junto de universidades e estabelecimentos de ensino superior. A interação com o mundo académico permitirá uma partilha de conhecimento benéfica para ambas as partes. Se por um lado, permitirá à METAWISE estar na linha dianteira dos novos e distintos desenvolvimentos tecnológicos, por outro será reconhecida e contribuirá como entidade perita e formadora do sistema junto dos profissionais. A vertente social é parte integrante do ADN da METAWISE sendo, por isso, objetivo desenvolver várias ações e iniciativas de apoio e ajuda em regiões desfavorecidas de uma forma constante e atenta, visando especialmente contribuir, de acordo com as suas capacidades, no acesso a serviços e recursos para satisfação de necessidades básicas. O posicionamento estratégico de responsabilidade social coaduna-se com a atual mudança de paradigma social, desta forma a empresa dará́ o seu contributo sendo-lhe atribuída uma chancela ambiental e social.