Entre fósseis e vestígios de dinossauros, o sol e o mar, as emoções de batalhas decisivas, o calor da aguardente e histórias de amor que perduram no tempo, ninguém consegue ficar indiferente à Lourinhã. João Duarte Carvalho, presidente, deu a conhecer em entrevista os principais projetos e iniciativas em marcha com vista a promoção turística deste território. Motivos não faltam para visitar a Lourinhã, fique a conhece-los nesta edição.

João Duarte de Carvalho, Presidente Câmara Municipal da Lourinhã - Portugal em Destaque
João Duarte de Carvalho, Presidente Câmara Municipal da Lourinhã

Neste território são vários os locais de interesse para residentes, visitantes e turistas que também escolhem viver neste concelho. Atualmente, o turismo afigura-se como um dos principais motores de desenvolvimento local?

A Lourinhã tem uma das maiores coleções de fósseis do período do jurássico superior, o que se deve ao trabalho do GEAL, que tem desenvolvido uma investigação de mérito nesta área trazendo à Lourinhã investigadores nacionais e internacionais. A inauguração do DinoParque, em 2018, veio reforçar a chancela de capital dos Dinossauros e, mais recentemente, o município investiu numa mostra urbana de dinossauros na vila da Lourinhã com a colocação de 12 modelos à escala real nas ruas da vila. Na Lourinhã há muitos argumentos para permanecer e circular pelo território nomeadamente o sol, o mar, o património associado à Batalha do Vimeiro, as histórias de amor de Pedro e Inês e os produtos locais, nomeadamente a Aguardente DOC Lourinhã.

Pedro e Inês, Lourinhã - Portugal em Destaque
Pedro e Inês, Lourinhã

A autarquia da Lourinhã apostou na aplicação da estratégia para o Turismo da Lourinhã, Estratégia para o Turismo 2020-2027. Atualmente, quais são os principais eixos estratégicos dinamizadores do turismo no concelho e de que forma contribuem para a consolidação deste objetivo?

A autarquia apostou no desenvolvimento da Estratégia para o Turismo da Lourinhã 2020-2027 que tem como eixos estratégicos principais o Turismo Paleontológico, o Turismo Militar, o Eixo Sol, Mar e Gastronomia de Mar, o Eixo Pedro & Inês e o Eixo Produtos da Terra (Aguardente DOC Lourinhã, abóbora, pão – moinhos de vento e moinhos de água).

O concelho da Lourinhã tem praias de reconhecida qualidade, mas é também um território com muita ruralidade e oferta de turismo de natureza. A Lourinhã é marcada pela temática do Turismo Militar com a preservação e divulgação da história da Batalha do Vimeiro, através do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Para além disso, a Lourinhã é terra dos amores de Pedro e Inês. A Lourinhã é também território de moinhos, tanto de vento, como de água. Destaca-se um complexo de cinco moinhos de vento na Pinhôa, na Moita dos Ferreiros e um percurso pela natureza no Vale Cornaga, no Reguengo Grande, onde podem encontrar-se as azenhas. A tudo isto alia-se uma gastronomia de qualidade com os produtos do mar. A aguardente é, sem dúvida, um ex libris do território, sendo que a Lourinhã é a única região demarcada de Portugal somente para a produção de aguardentes vínicas e uma das três do mundo.

Recriação Batalha Vimeiro 1808 - 2018 Marco Parracho - Portugal em Destaque
Recriação Batalha Vimeiro, Lourinhã

No âmbito da Estratégia para o Turismo 2020-2027, o município da Lourinhã lançou também a campanha “Até breve, Até já!” que convida a conhecer este destino. De que forma esta campanha veio contribuir para a divulgação do território?

Em 2021, na sequência da publicação do website dedicado ao Turismo (vistilourinha.pt) e de uma página de Instagram com o mesmo propósito (@visitlourinha.ig), o Município da Lourinhã lançou a campanha “Até breve, Até já!”. Esta campanha é composta por duas fases distintas. Num primeiro momento, a intenção foi dar a conhecer o território de uma forma virtual e digital. No segundo momento, devido ao levantamento de algumas restrições de circulação, deu-se início à segunda fase que visa a promoção de uma visitação segura e responsável do território. A campanha “Até já” reforça a oferta de natureza e de turismo ativo nomeadamente os percursos pedestres. O percurso pedestre LNH PR4 – Dos Dinossauros à Rocha dá aos visitantes um novo olhar sobre o concelho, desde a magia do Vale da Rocha à praia de Porto Dinheiro, local onde foram encontrados vestígios de Dinheirosaurus Lourinhanensis. Na esfera do Turismo Militar, o percurso pedestre LNH PR3 – Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro dá oportunidade aos visitantes de percorrerem os caminhos da história da Batalha do Vimeiro.

Preservar e divulgar o património histórico, cultural e etnográfico, relacionado com a temática do “mar” é a principal missão do novo museu dedicado à história da pesca e à memória dos pescadores. O que trará este espaço às gentes e visitantes da Lourinhã?

Foi inaugurado na Vila de Ribamar o espaço museológico “Olhar o Mar”, um espaço que mantém viva a memória das tradições piscatórias da terra e das gentes preservando e divulgando o património histórico, cultural e etnográfico relacionado com a temática do “mar”. O espaço é composto por duas salas de visitação. A primeira sala é dedicada à orientação e comunicação no mar, a outra sala é dedicada à história dos pescadores, artes de pesca, artefactos. Existe ainda uma terceira sala destinada a arquivo etnográfico onde será feita a preservação de património material e imaterial. Neste espaço museológico, o visitante pode entrar dentro de uma “casa do leme”, pode ver um vídeo sobre as rotinas piscatórias, pode vivenciar uma experiência de realidade virtual e ver uma galeria fotográfica. O espaço museológico assume-se como uma homenagem àqueles que, com a árdua profissão de pescador, tanto contribuem para o desenvolvimento do território.

O Município da Lourinhã criou recentemente a “Buy Lourinhã”, uma plataforma digital desenvolvida com o objetivo de promover o comércio local e ir ao encontro das necessidades dos seus clientes. Fale-nos um pouco mais desta iniciativa e de que forma veio dinamizar o comércio local e de proximidade?

O Município da Lourinhã desenvolveu uma plataforma de compras online, que designou como “Buy Lourinhã”, apoiando a economia local em período de pandemia. A Buy Lourinhã apresenta-se como uma das mais importantes medidas de apoio à divulgação e promoção do comércio local, através da digitalização das empresas do território, permitindo a cada empresário ter uma presença online, durante todo o ano, e divulgando-se a diversificada oferta de negócios do concelho da Lourinhã, numa única montra que conta com mais de 100 estabelecimentos aderentes.

Logo_Buy_Lourinhã - Portugal em Destaque

O Município da Lourinhã foi distinguido com o galardão Bandeira Verde ECOXXI, figurando assim entre os municípios portugueses com os melhores índices de sustentabilidade. Quais as ações desenvolvidas pelo município, a fim de atingir metas de responsabilidade a caminho da sustentabilidade?

Desde 2015 que é atribuído ao Município da Lourinhã o Galardão Bandeira Verde ECOXXI. Com uma pontuação crescente, este reconhecimento é reflexo do investimento que tem vindo a ser realizado nas diversas áreas em avaliação, nomeadamente na Educação para a Sustentabilidade; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Sistemas de Gestão, entre muitas outras.

Conhecida como a capital dos dinossauros, há mais para ver na Lourinhã. Prestes a entrar em mais uma época alta, que convite gostaria de deixar a todos os nossos leitores?

Reunindo-se as condições e respeitando sempre as orientações emanadas pela DGS no âmbito da pandemia, tragam a família à Lourinhã e venham: conhecer as praias, quatro delas distinguidas com o galardão Bandeira Azul: Areia Branca, Areia Branca-Foz, Areal Sul e Porto Dinheiro; e três delas distinguidas com o galardão Qualidade de Ouro: Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Provar a gastronomia e os produtos locais nomeadamente a doçaria distinguida com o selo de qualidade “Marca Lourinhã” com produtos como as areias brancas, o pão de ló de miragaia, os reguengos, os doces e compotas de abóbora, pera rocha, figo, os bombons e os pastéis de aguardente, a pera rocha do Oeste em calda de aguardente. Visitar o DinoParque, o Museu da Lourinhã e a Mostra Urbana de Dinossauros. Sentir as emoções de um campo de batalha no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Reviver a história de um amor épico através da Mostra de Arte Pública de Moledo. Divertir-se nos Moinhos da Pinhôa e no Vale Cornaga. Apreciar a Aguardente DOC Lourinhã. Aventurar-se na natureza, nos percursos pedestres. Até já!

CMLourinha_Assinatura_vert - Portugal em Destaque