Mariline Oliveira, Administradora da NovaImagem

Sediada em Aveiro, a Imobiliária NovaImagem, é uma empresa de sucesso com uma elevada dinâmica e experiência no setor. Esta empresa veio mudar o paradigma do mercado com a aposta na sustentabilidade. A relação com os clientes e a identificação das necessidades de cada um, é também um dos principais diferenciadores da empresa, como revela a administradora, Mariline Oliveira.

A Imobiliária NovaImagem nasceu em 2007 em Aveiro, e é já uma referência no mercado imobiliário da região. Comecemos por conhecer um pouco melhor esta imobiliária, e o percurso realizado nestes 14 anos. O que a levou a criar este projeto, porquê apostar no setor imobiliário?

Comecei no ramo do imobiliário como a grande maioria dos agentes começa, comecei por fazer parte de uma equipa de comerciais de outra imobiliária e, enquanto acompanhava o processo, ganhei o gosto pelo ramo e o gosto por acompanhar a evolução do mercado. Acompanhar a evolução e o crescimento de um imóvel, deu-me vontade de ir conhecendo o mercado e consegui entender que existiam algumas lacunas que eu acreditava ter a solução. Portanto, vi que reunia todas as capacidades e decidi então abrir o meu próprio espaço à minha imagem para colmatar essas tais falhas. Posteriormente tudo foi um processo natural e o gosto pela área e o de dar a satisfação às pessoas de encontrar a casa certa onde possam conviver e habitar com a sua família, foi-me enchendo o coração e a alma. Ao saber que podia fazer parte da vida das pessoas, e que podia concretizar aquilo que ambicionavam e desejavam, fez-me sentir realizada tanto a nível pessoal, como a nível profissional.

É o rosto por detrás da NovaImagem. De que forma consegue colocar o seu cunho pessoal e tornar este projeto diferenciado?

Desde o início que este foi um projeto que sempre teve mais do que uma pessoa na sua génese, eu sou apenas a parte mais visível. A NovaImagem é uma imobiliária com um conjunto de pessoas de suporte que ajudam, colaboram e se dedicam de corpo e alma ao negócio. Somos uma empresa familiar, com gestão profissional.

Na NovaImagem damos liberdade a que os nossos colaboradores desenvolvam o seu próprio percurso, é lhes dada a liberdade e confiança total para definirem as suas estratégias para que possam atingir os objetivos. Todos sabem o rumo que pretendemos, os objetivos estão definidos, no entanto dentro do seio da NovaImagem as pessoas têm liberdade, com responsabilidade, e como tal cultivamos uma cultura, em que pensamos em cada colaborador, como um individuo com a sua forma de estar e de se relacionar com os outros. Não queremos pessoas moldadas a nós, queremos pessoas que encontrem dentro de si o seu caminho. Os nossos valores fundamentais são claros e estão subjacentes à criação desta imobiliária, como tal, basta que as pessoas que queiram trabalhar connosco, se identifiquem com os nossos Valores, com a nossa Visão, com a nossa Missão e com nossos Objetivos e isso torna tudo mais fácil, porque neste processo de construção da equipa queremos que as pessoas se sintam especiais.

Num mercado tão competitivo, é incontornável não perguntar o que diferencia a NovaImagem e que serviços oferecem aos vossos clientes?

A NovaImagem é um projeto que nasceu apostando na sustentabilidade, a cada novo ano que se inicia são revistos e reajustados os pressupostos que deram a génese à imobiliária e são revistos os objetivos de forma a ajustá-los sempre que necessário. A cada ano, tendo em consideração os resultados do ano transato, é feita uma análise criteriosa em conjunto com os nossos colaboradores, parceiros e fornecedores, de forma a identificarmos os problemas e questões ocorridas no decorrer do ano, e analisar as perspetivas para o novo ano que vem, portanto aquilo que nos diferencia é a aposta na relação com as pessoas e na identificação das necessidades dos nossos clientes, sabendo que é uma relação que tem que ser construída e tem de ser duradoura.

Na NovaImagem todos os clientes são tratados de igual forma, independentemente do seu status. A superação das expetativas dos clientes é aquilo que nos move. Também temos conhecimento do mercado e sabemos que o mercado é um mercado em constante mutação e dinamismo, e nesse sentido compete-nos também a nós, ter a noção de que as necessidades dos clientes mudam em função do seu ciclo de vida, portanto, tentar acompanhar o cliente nessa sua evolução pessoal e com foco nas suas necessidades, permite-nos construir as pontes para o futuro.

Cada vez mais o digital faz parte das nossas vidas, mas o mercado imobiliário é uma área que vive de, e para as pessoas. Qual o papel da tecnologia na NovaImagem?

Mariline Oliveira, Administradora da NovaImagem

A tecnologia e a evolução digital vieram efetivamente trazer eficiência na forma como nos relacionamos com os clientes e na forma como os processos são conduzidos, criando mais eficiência e reduzindo tempo em processos, permitindo-nos focar mais no negócio. A digitalização e a evolução digital, trouxeram as ferramentas que, quando vistas nessa perspetiva, trazem efetivamente uma mais-valia para o negócio imobiliário. No entanto e como já referi, o mercado imobiliário é um mercado que vive de pessoas e para pessoas, e para manter as pessoas felizes é necessário apostar numa relação pessoal. Manter a relação com os nossos clientes é efetivamente o papel fundamental e diferenciador, é o que nos torna distintos.

O mercado imobiliário é um dos mais competitivos. Uma equipa de profissionais capaz de fazer a diferença perante o cliente é fundamental. Como caracteriza a equipa da Imobiliária NovaImagem?

Uma equipa é caracterizada por um conjunto de pessoas com objetivos comuns. Na NovaImagem tentamos atrair pessoas para o ramo que se sintam também elas interessadas, motivadas e que se identifiquem com o mercado imobiliário. Esta é uma área em que efetivamente existe uma concorrência muito forte, mas também é uma área em que os profissionais, de alguma forma, tendem a não permanecer muito, por se tratar de um ramo de difícil iniciação. Mas para quem se dedique e queira estar presente no mercado, traz grandes benefícios. Uma das nossas ferramentas e a mais importante, é sem dúvida os nossos colaboradores, que diariamente fazem um trabalho excecional, não só na captação de novas oportunidades, mas também de novos serviços e de novos empreendimentos. Apostamos também em colaboradores com experiência de vida, onde esta se torna num papel imprescindível e importante, pois permite criar empatia com os potenciais clientes de forma a oferecer aquilo que é expectável. Na NovaImagem tentamos fornecer todas as ferramentas, quer seja em ferramentas digitais, informáticas, de espaço, quer de outros elementos, que são imprescindíveis para o normal funcionamento da atividade, mas também acreditamos que a formação traz um papel importante para a correta formação dos profissionais, não só enquanto profissionais, mas também enquanto pessoas.

A formação contínua dos agentes é um dos segredos para o sucesso alcançado ao longo dos 14 anos de atividade?

Não vejo como um segredo, aliás vejo como uma evidência. Só com uma formação contínua e atualizada dos colaboradores, é possível criar pessoas ativas, dinâmicas e conhecedoras que possam enriquecer e dar uma mais-valia ao papel fundamental que uma imobiliária traz para o mercado. Não somos apenas vendedores de casas, somos prestadores de serviços, dedicamo-nos a concretizar sonhos e para concretizar esses sonhos há todo um trabalho de backoffice, que é necessário fazer. Não basta saber fazer bem, pois no mercado competitivo, onde a informação está amplamente difundida por vários canais, desde as redes sociais a outras plataformas mais tradicionais, as pessoas já esperam o melhor, portanto não nos basta ser os melhores, temos que superar as expectativas dos clientes e não podemos mostrar inexperiência e falta de conhecimento. Hoje, os clientes estão cada vez estão mais exigentes e cabe-nos acompanhar essa exigência.

Mariline Oliveira, Administradora da NovaImagem
Mariline Oliveira, Administradora da NovaImagem

Que balanço fazem do ano de 2021? A pandemia trouxe mudanças ao setor?

Mariline Oliveira, Administradora da NovaImagem

Foi um ano desafiante, não há outras palavras para o definir. No mercado imobiliário também se refletiu e muito a questão da pandemia. Por imposição legal fomos obrigados a fechar, obviamente foi por um bem maior e a NovaImagem tem como princípio fundamental fazer sempre parte da solução e não do problema. A pandemia veio acelerar o processo de digitalização, como dizem alguns autores “quem resiste não é o mais forte, é quem melhor se adapta”, portanto, tivemos que nos adaptar, adaptámo-nos à tecnologia e ao mercado sem nunca descurar a importância de estarmos ao lado dos nossos clientes e dos nossos parceiros. Como em todo lado, ficámos um pouco perdidos, não sabíamos que caminho percorrer, mas com uma equipa coesa e forte, fomos encontrando soluções e respostas a muitas das questões que eram levantadas e acreditamos que saímos mais fortes e mais conscientes, o que nos fez crescer enquanto equipa e imobiliária.

Com um percurso marcado pelo sucesso, a Imobiliária NovaImagem é uma referência no mercado imobiliário da região. O que podemos esperar desta agência para o futuro?

Costuma-se dizer que “O Segredo é a alma do negócio” e quero deixar aqui aos nossos e potencias clientes, colaboradores e parceiros, a todos que se relacionam connosco, que o ano de 2022 vai trazer para a região grandes projetos, dos quais estamos incluídos e estamos a desenvolver. Acredito que 2022 vai ser um ano em que as coisas irão correr como o previsto e que vai efetivamente trazer bastantes soluções para os nossos clientes e alegrias e retornos consideráveis para os nossos parceiros. Acredito que o ano de 2022 vai ser um ano de retoma e um ano de crescimento do mercado imobiliário, surgirão certamente algumas contrariedades, mas também acredito que não só as pessoas em si terão a capacidade e resiliência para lutar, como também para cumprir com os seus objetivos, e isso vai efetivamente ditar também mais uma vez a importância de apresentar solidez no mercado e isso vai trazer alguma mais-valia para nós.