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Já imaginou realizar várias operações de utilidade pública de forma simples e rápida? Graças à plataforma multisserviços da Pontopay, já é possível. Paulo Oliveira, administrador, dá a conhecer nesta edição o projeto de vanguarda, único no país, que veio dinamizar o comércio de proximidade e que não para de surpreender.

Pontopay administradores
Paulo e Paula Oliveira, administradores Pontopay

Fundada em 2013, a Pontopay já é uma realidade de norte a sul do país, fazendo parte do quotidiano de milhares de portugueses. Fale-nos um pouco mais deste projeto de vanguarda e de que forma veio dinamizar o comércio de proximidade e todo o setor terciário.

Este projeto nasceu com o objetivo de criar uma plataforma multisserviços que permitisse ao cliente final ter acesso e efetuar várias operações de utilidade pública. Atualmente, disponibilizamos praticamente todos os serviços que encontramos numa Loja do Cidadão, com exceção do pedido de Cartão do Cidadão.

Depois de desenvolvermos a plataforma da Pontopay, o passo seguinte foi a angariação de agentes. Fizemos uma angariação nacional, nos primeiros cinco anos, ação que culminou com cerca de 1.300 agentes a trabalhar connosco. Face ao crescimento registado e aos bons resultados alcançados, demos início ao projeto de franchising o que nos permitiu passar a ter representatividade em vários pontos do país. Ao longo dos anos fomos crescendo, de forma contínua, e alargando o nosso leque de serviços de acordo com as necessidades e exigências de mercado. Atualmente, abrangemos quatro áreas de negócio, sendo as telecomunicações a nossa grande área de atuação, já completamente consolidada e que regista um crescimento contínuo, o que torna a Pontopay uma referência nacional.

Criada a pensar no e para o cidadão, a Pontopay dispõe de uma plataforma informática multisserviços, que permite aos seus utilizadores efetuar várias operações de utilidade pública de forma simples e rápida. Atualmente, quais os serviços que a Pontopay tem disponíveis no mercado?

Atualmente, a Pontopay, tem disponível ao mercado um vasto leque de serviços em quatro grandes áreas: Telecomunicações, Energias, Seguros e Webdesign. Através de uma loja ou agente Pontopay, qualquer cidadão pode efetuar várias operações de serviços centrais, como por exemplo, contratos de telecomunicações de todos os operadores das áreas residencial e empresarial, contratos de energia também dos mesmos segmentos, seguros, pagar faturas, certificação energética, criação de websites, web design, serviços de utilidade pública, Finanças, Segurança Social, Banco de Portugal, entre outros. Trata-se de um serviço inovador e único em Portugal, é como ter uma mini “Loja do Cidadão” de proximidade.

A Pontopay está a mudar a qualidade de vida de milhares de cidadãos, que confiam na melhor rede de serviços do país. Uma realidade que não tem parado de crescer e que conta já com mais de mil agentes instalados no país, vários franchisados e centenas de parceiros que encontram na Pontopay uma janela de oportunidade para potenciar o seu negócio. Quais as principais vantagens de fazer parte deste projeto?

A principal vantagem deste projeto é a proximidade. Através dos agentes Pontopay, espalhados pelo país, qualquer pessoa, por mais distante que esteja dos grandes centros urbanos, pode realizar as mais diversas operações que, até então, obrigariam a deslocações. Os agentes Pontopay proporcionam o conforto e a comodidade de realizar todos os serviços num único espaço. Esta proximidade é benéfica não só para o cliente final, como também para o próprio agente, uma vez que permite aumentar o número de clientes, o volume de faturação do seu negócio e, sobretudo, fidelizar os seus clientes através do leque de ofertas proporcionado pelo serviço Pontopay.

Tendo como lema “mais serviços, mais soluções e mais inovação”, a Pontopay não para de surpreender. Prova disso, é a recente aposta na área da energia solar, com vista a dinamizar e diversificar o negócio. Esta aposta trará, certamente, novidades…

A Pontopay sempre foi muito forte em todas as suas áreas de atuação, mas queríamos fazer mais e melhor em prol dos nossos clientes. Foi então que olhámos para o negócio e, um pouco influenciados pela atualidade mundial e pelo impacto das novas tecnologias e da sustentabilidade, decidimos apostar na área da energia solar. Colocámos muita motivação, querer fazer e vontade de vencer neste projeto e as coisas aconteceram naturalmente. A verdade é que não podíamos estar mais satisfeitos com esta aposta que se tem revelado uma grande mais-valia para o negócio. Neste momento, através da aposta em painéis solares, já comercializamos energia 100% renovável, quer para o setor público, quer para o privado. Qualquer pessoa que esteja interessada em aderir à energia renovável pode deslocar-se a qualquer loja ou agente Pontopay ou obter mais informações através dos nossos canais de comunicação. Estamos sempre disponíveis para esclarecer qualquer dúvida ou para realizar uma simulação para proposta, sem qualquer compromisso.

Pontopay - foto de grupo
Equipa Pontopay

Comodidade, simplicidade e confiança são as palavras-chave deste negócio que em 2020 e em plena crise pandémica, cresceu na ordem dos 30%. O que esteve por detrás do sucesso alcançado no último ano?

De facto, ao contrário do que seria expectável a Pontopay registou um crescimento significativo em plena pandemia. Enquanto a Europa atravessava uma fase decrescente, a Pontopay, em contraciclo, registou um crescimento da faturação na ordem dos 30%, em 2020, fruto da aposta realizada na área das energias, através da comercialização de energia solar, 100% renovável, mas também da aposta que já vínhamos a fazer na dinâmica de telemarketing. A aposta na energia solar, veio dinamizar e acrescentar ainda mais valor à Pontopay, que agora abrange todas as áreas de negócio da energia. Por sua vez, a aposta que vínhamos a fazer no telemarketing revelou-se uma grande mais-valia na altura em que houve o primeiro confinamento, uma vez que, ao contrário da maioria das empresas, já tínhamos desenvolvidas plataformas de trabalho à distância. Assim, conseguimos manter o ritmo e qualidade de trabalho, contratar novos colaboradores e aumentar ainda mais a nossa capacidade de resposta.

Um projeto vencedor que atualmente conta com uma nova dinâmica graças à entrada da sua filha, Paula Oliveira, no projeto, o que o deixa, especialmente, orgulhoso…

Sem dúvida. É com grande satisfação e orgulho que vejo a minha filha integrar este projeto. No fundo, é o passar do testemunho. Pretendo colocá-la à frente do negócio para que possa, no futuro, dar continuidade ao legado que iniciei, há quase uma década e também retirar gradualmente a pressão que hoje existe sobre mim. Tal como a grande maioria dos empresários, também senti a necessidade de assegurar a continuidade do negócio, mantendo os valores e qualidade e não há ninguém mais indicado para essa função do que a minha filha, em quem deposito toda a confiança.

Hoje a Pontopay é sinónimo de inovação e confiança no futuro. Assim, o que poderemos continuar a contar da Pontopay e quais os objetivos que pretende alcançar dentro do Grupo PTS?

Para o futuro, pretendemos continuar a ser uma empresa de sucesso e uma referência nacional no mercado das telecomunicações. Para além disso, pretendemos crescer ainda mais na área das energias, onde estamos prontos para assinar protocolos com empresas de renome nacional e internacional.

Pretendemos ainda continuar a crescer na área dos seguros onde também já temos parcerias com diversas companhias de referência. Acima de tudo, queremos continuar a prestar um serviço de proximidade e de qualidade a todos os nossos clientes e continuar a ser o melhor parceiro de negócio para todos os nossos agentes e franchisados.

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