Fundada em 1974, a Quilaban tem vindo a traçar um caminho alicerçado em valores como a qualidade, simplicidade, inovação e eficiência. Tem como missão criar valor, através da promoção do acesso à saúde. Nesse sentido, a empresa aposta em serviços, produtos e parcerias de qualidade, capazes de satisfazer as necessidades dos seus consumidores, superando as expectativas. Em entrevista à Portugal em Destaque, Sérgio Luciano, Diretor Geral da Quilaban, deu a conhecer um pouco mais da empresa que é hoje uma referência na promoção e prestação de cuidados de saúde.

Sérgio Luciano - Quilaban
Sérgio Luciano – Diretor Geral

Os vencedores do Prémio “Cinco Estrelas 2021” já foram divulgados e entre os premiados destacam-se as distinções alcançadas pela marca Abena, na categoria de Fraldas para Incontinência, e pela marca Bambo Nature, na categoria de Fraldas para Bebés. Enquanto representante destas marcas em Portugal, gostava de escutar a reação da Quilaban a este reconhecimento.

Este reconhecimento tem um significado muito especial, porque torna evidente a concretização do nosso propósito de cuidar da saúde e bem-estar de pessoas como nós, confirmado pelos consumidores. Este desígnio orienta tudo o que fazemos e mobiliza as nossas pessoas para procurar e desenvolver, permanentemente, produtos e soluções capazes de responder, direta ou indiretamente, às necessidades dos consumidores, respeitando os mais exigentes padrões de qualidade. O Prémio “Cinco Estrelas” anima-nos a continuar a dar o nosso melhor todos os dias, com a consciência de que o caminho que temos trilhado faz sentido e que se reflete num impacto positivo sobre os consumidores.

Bambo Nature_Cinco Estrelas
Bambo Nature – prémio cinco estrelas

O conhecimento e experiência nos mercados de serviços de saúde de proximidade, a competência dos recursos humanos e a forte cultura de parceria, são apenas alguns dos valores que tornam a Quilaban uma referência na promoção e prestação de cuidados de saúde. Quais os valores que têm guiado a Quilaban ao longo dos anos e que têm contribuído para marcar a diferença no mercado?

Serviço, parceria, qualidade, simplicidade, inovação e eficiência são os valores que norteiam a nossa atuação e que, ao longo de 46 anos, têm forjado uma organização orientada para soluções de saúde e bem-estar, com as pessoas que servimos no centro de tudo o que fazemos. Procuramos compreender os consumidores, os doentes, os profissionais de saúde e as instituições que servimos à luz da sua realidade, interpretando as suas necessidades em função da sua experiência concreta, no seu quotidiano, e desenvolvendo soluções que mitiguem as suas ‘dores’ e promovam respostas úteis, práticas para os desafios que enfrentam. Fazemo-lo com uma equipa de pessoas apaixonadas pelo serviço, dedicadas à construção de relações de confiança com os nossos parceiros de negócio, através da proximidade da relação, da sua competência, da fiabilidade e da integridade das nossas práticas. Um exemplo desta aproximação é a experiência dos consumidores e dos profissionais de saúde no caso da escala graduada nas fraldas para incontinência, com indicador de humidade, que permite ao cuidador ou ao consumidor perceber qual o nível de utilização da fralda, evitando desperdícios, possibilitando compreender qual o nível de absorção mais adequado a cada utilizador, uma utilização mais eficiente da fralda e maior eficiência operacional no âmbito da atividade dos cuidadores.

A qualidade é um dos valores fundamentais da Quilaban, que aposta no desenvolvimento de produtos e serviços com elevados padrões de qualidade, capazes de satisfazer as necessidades dos seus clientes. De que forma a Quilaban tem vindo a inovar no sentido de assegurar a máxima qualidade e conforto aos utilizadores dos seus produtos?

A qualidade e o conforto associados aos nossos produtos estão muito relacionados com as nossas práticas e com a dinâmica de inovação dos nossos parceiros. A nossa cultura de parceria e de proximidade promove o desenvolvimento de uma importante rede de partilha de experiências, ao nível da relação com os clientes e consumidores, da seleção de fornecedores e da compreensão aprofundada dos seus métodos produtivos, das suas dinâmicas de inovação e de qualidade, e ao nível da integração de conhecimento entre os diferentes agentes da cadeia de valor. As iniciativas no âmbito da Quilaban Academy são um bom exemplo de aproximação entre os intervenientes da cadeia de valor com vista à partilha de conhecimento e experiências e à otimização da oferta de produtos e soluções.

Focada em atingir o seu compromisso de qualidade, a Quilaban aposta numa seleção de fornecedores capazes de satisfazer as necessidades de alargamento da gama de produtos e, simultaneamente, as exigências do mercado. A escolha dos melhores fornecedores e parceiros é imprescindível e um dos maiores aliados da Quilaban?

A escolha dos fornecedores e parceiros de negócio é determinante para qualquer negócio e no nosso caso não é diferente. Temos parcerias muito recentes, que resultam da nossa dinâmica de crescimento, e temos outras que duram há mais de 25 anos. Quer a dinâmica de crescimento que continuamos a manter, quer a perenidade das nossas parcerias, são fruto de um alinhamento de valores entre nós e os nossos parceiros. Procuramos sempre empresas com as quais tenhamos sintonia de valores e partilhemos o desejo de disponibilizar produtos e serviços orientados para as necessidades dos nossos clientes. Mais do que a qualidade dos produtos, é determinante o alinhamento com os fornecedores e parceiros para assegurar aos nossos clientes experiências positivas que antecedam a compra do produto e que se mantenham e prolonguem no serviço pós-venda.

Com uma filosofia assente na responsabilidade ambiental, uma das principais preocupações da Quilaban prende-se com a sustentabilidade dos materiais utilizados, contando já com várias certificações ecológicas. De que modo a Quilaban contribui para a criação de um planeta mais sustentável?

A Quilaban está comprometida com a Agenda 2030 das Nações Unidas, traduzida nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Temos, nesse âmbito, múltiplas iniciativas orientadas para a sustentabilidade ambiental. Uma dessas iniciativas é a da promoção de produtos e de parceiros de negócio que partilhem esta preocupação e a determinação em mitigar os impactos ambientais da nossa atuação. A marca Bambo Nature, por exemplo, tem uma gama de fraldas amigas do ambiente, fabricadas a partir de materiais sustentáveis, certificadas por organismos altamente credenciados como o FSC e o Nordic Ecolabel, garantindo as melhores práticas de sustentabilidade com menor impacto ambiental, presentes até na escolha dos materiais para as embalagens, feitas de material reciclado a partir da cana-de-açúcar, o que diminui a quantidade de plástico utilizado. Toda a gama de fraldas para incontinência da Abena tem igualmente o certificado FSC, que garante que o material absorvente utilizado na produção dos produtos é proveniente de florestas sustentáveis.

A Quilaban assumiu o compromisso de cumprir os dez princípios da United Nations Global Compact, uma iniciativa na área da cidadania empresarial, sobre as áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção. Quais as ações levadas a cabo pela Quilaban com vista ao desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável?

Acreditamos numa dinâmica humanista dos negócios, assente na construção de respostas positivas às necessidades das pessoas, conjugando a utilidade criada com os impactos ambiental e social daí decorrentes, numa dinâmica harmoniosa e sustentável, constituindo a base de criação de valor económico que alimenta o progresso e o desenvolvimento. A adesão ao United Nations Global Compact, o compromisso com os seus 10 princípios e com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é a evidência do nosso compromisso com uma ação determinada e responsável com vista à construção de um futuro mais harmonioso e sustentável, conjugando o respeito pela dignidade humana com o respeito pela natureza. No âmbito deste programa, estamos envolvidos na definição de metas ambiciosas que esperamos alcançar através de num conjunto muito vasto de iniciativas em diferentes áreas de atuação com impacto em toda a cadeia de valor e em alinhamento com os objetivos universais.