Restaurante Onze - Portugal em Destaque
Restaurante Onze

Dizem que na cozinha e no amor não há fórmulas mágicas. Mas no Onze a magia acontece, os ingredientes absorvem a essência de uma história que se iniciou recentemente com o propósito de provocar sensações em quem os experimenta. Neste restaurante, localizado na Foz do Porto, pode ter uma experiência de alta cozinha, a um preço acessível.

Investigação, inspiração, desconstrução, intuição, transpiração, paixão, provocação e emoção são condimentos sempre presentes na cozinha do Onze, liderada pelo chef Tiago Dias. A Foz do Porto foi o local escolhido para este projeto especial que conta com a consultoria do chef Vítor Matos, conhecido por ter mantido a estrela Michelin do Largo do Paço, em Amarante, e que agora é o responsável pelo Antiqvvm.

O espaço do ONZE é cosmopolita, descontraído e elegante, a sala transmite parte da essência de um restaurante que aposta na informalidade e na descontração, com a música a ajudar ao ambiente, assim como os preços apelativos. Aliás, um dos objetivos deste espaço é desconstruir a crença de que o gourmet é caro, oferecendo uma experiência de alta culinária a um preço acessível.

Quanto à cozinha em si, pode esperar sabores de todo o mundo combinados com outros mais portugueses. No Onze viajará pelos sabores e aromas do mundo, num jogo sedutor entre a matéria e as técnicas onde a simplicidade e harmonia é tão desconcertante como inspiradora. Na carta meticulosamente selecionada pode encontrar o incrível Ceviche de corvina, salmão em cura de citrinos, ou com lulas em tempura de cerveja, independentemente da escolha, o garantido é que será uma experiência única. Nos doces, o convívio entre o internacional e o nacional continua, com, por exemplo, demi cuit de banana com caramelo salgado.

Ao comando da cozinha, está o jovem chef Tiago Dias, que começou a sua formação na escola profissional de Gaia e completou o seu percurso na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Passou ainda pelo restaurante Alquimia do chef Luis Mourão, e no Antiqvvm, do chef Vitor Matos. Como profissional caracteriza-se pela sua perfeição e organização, “procuro acima de tudo que os pratos sejam homogéneos, que as pessoas comam e disfrutam do início ao fim, seja desde a perfeição de cozedura, da textura e do sabor”, refere Tiago Dias. Na cozinha, revela-nos o lema é: “nada menos que a perfeição”. E assim o é, à mesa, tudo chega perfeitamente confecionado, com sabores surpreendentes e fusões inesperadas. A harmonização é feita com uma seleção de vinhos nacionais, devidamente selecionados para conjugar com a carta.

Para o chef Tiago Dias todos os dias são um desafio, seja na criação do menu executivo, ou na conceção “daquilo que o Chef Vitor Matos pretende através das suas criações”, porém o espírito de equipa ajuda a fazer a magia acontecer. Apesar da pandemia, o Onze tem vindo a conquistar quem por ali passa, à medida que se faz conhecer, vai crescendo, porque ninguém fica indiferente. Se existem segredos para esse feito, talvez, o chef Tiago Dias ajuda a desvendá-los: “é só colocar amor no que fazemos e as coisas acontecem”.

Equipa do Restaurante Onze - Portugal em Destaque
Equipa do Restaurante Onze