A marca de tecnologia, Samsung, é uma das maiores na área em Portugal. Tendo como objetivo acompanhar as mudanças dos tempos, a Samsung alia a inovação ao bem estar e necessidades do utilizador.

Samsung Galaxy Z Fold3 5G e o Z Flip3 5G
Samsung Galaxy Z Fold3 5G e o Z Flip3 5G

A Samsung aposta num futuro no qual os utilizadores possam usar os telemóveis com várias janelas de programas abertas, permitindo um multitasking mais fluido. Trata-se de uma nova geração tecnológica?

Na Samsung trabalhamos diariamente para oferecer aos nossos consumidores tecnologia que lhes permita ter experiências mais enriquecedoras e próximas do seu estilo de vida e necessidades. A tecnologia aparece, neste campo, cada vez mais com um papel de facilitador da nossa vida, e num mundo que evolui a uma velocidade vertiginosa, a necessidade que muitos de nós sentimos em responder a cada vez mais solicitações é bem real. As nossas soluções de hardware e software permitem trabalhar num ambiente de multi janela, executando várias tarefas em simultâneo e com uma experiência de utilização mais dinâmica e que visa responder precisamente a estas necessidades do mundo moderno.

Relativamente aos novos equipamentos 5G dobráveis que lançaram recentemente no mercado nacional, que novidades trazem aos consumidores?

Enquanto marca, acreditamos que o futuro da indústria mobile passará, em grande parte, pela inovação a nível do formato dos telemóveis. Hoje, já todos nos habituámos ao tradicional formato retangular dos nossos telemóveis. Recusamo-nos a aceitar que existem formatos impossíveis, e estes dois smartphones dobráveis, o Galaxy Z Fold3 5G e o Z Flip3 5G, são a prova disso mesmo. A grande inovação que estes dois equipamentos trazem é precisamente a nível do ecrã, uma vez que se podem dobrar, podendo assim usufruir de um ecrã de grandes dimensões e ao mesmo tempo compactos o suficiente para caberem confortavelmente num bolso. Outras inovações que trazemos para esta nova geração de equipamentos dobráveis têm muito que ver com algo muito importante para qualquer utilizador – a sua resistência e durabilidade. Ambos os dispositivos vêm certificados para resistência à água (IPX8) e trazem na sua construção o mais recente e resistente alumínio utilizado pela Samsung – novo armor aluminium. O Galaxz Z Fold3 traz ainda a primeira câmara de selfie escondida por trás do ecrã interior (Under Display Camera), oferecendo assim uma verdadeira experiência de visualização imersiva. Além disso, é também no Z Fold3 que temos a novidade da inclusão da nossa já tão conhecida S Pen, um pequeno estilete que permite transformar o Fold num verdadeiro caderno de notas ou de desenho, tornando-o numa verdadeira máquina de produtividade.

Samsung Galaxy Z Flip3 5G
Samsung Galaxy Z Flip3 5G

Para quem não pretende adquirir já os produtos, tem a opção de um período experimental de 60 dias de teste? Em que consiste este programa?

Aquando da chegada destes novos equipamentos a Portugal, nós lançámos pela primeira vez, no nosso país, um programa de Buy & Try. Este programa implica a compra do equipamento, sendo que oferecemos a possibilidade devolução do equipamento até 60 dias depois da compra, isto se não estiverem satisfeitos. A todos os que decidam devolver o equipamento, a Samsung garante o reembolso da totalidade do valor do mesmo sem quaisquer custos. Este programa terminou no passado dia 30 de setembro e teve como objetivo deixar os consumidores mais tranquilos em experimentar este formato inovador e transitar para esta nova tipologia de equipamentos mobile.

A inovação tecnológica estende-se também a outros produtos, como os relógios e auscultadores. A Samsung pretende oferecer ao consumidor produtos que sejam facilitadores e potenciadores de bem-estar e qualidade de vida?

Oferecer o melhor da tecnologia é, sem dúvida, fundamental para a Samsung e a base do dia-a-dia da nossa marca. Mais do que procurar entregar aos consumidores os produtos de última geração, acreditamos que estes devem ser acessíveis a todos, dispondo das últimas tecnologias e de um leque de opções que ofereçam experiências personalizadas e ilimitadas. A Samsung dispõe de um vasto ecossistema e recursos inovadores que capacitam os utilizadores, sempre ajustados a cada perfil de utilização. Desde logo começando na área Mobile, onde além de Smartphones temos uma vasta oferta de tablets e wearables (relógios e auscultadores inteligentes). Temos também uma fortíssima gama de produtos de eletrónica de consumo, desde TVs, frigoríficos e eletrodomésticos. Todos estes equipamentos Samsung são passíveis de se ligar entre si, e podem ser todos geridos em simultâneo através da nossa plataforma SmartThings, uma plataforma que ajuda a transformar as nossas casas em verdadeiras casas inteligentes. Todo este nosso ecossistema foi desenhado a pensar nos nossos consumidores e como a nossa tecnologia pode contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

Entre todos estes equipamentos há também um elo que os une – a inovação. Costumamos dizer que as limitações e barreiras ficam para outras marcas, na Samsung só temos espaço para a inovação e isso implica que testemos incansavelmente as regras existentes e que a tecnologia esteja ao serviço e centrada nas pessoas. Sabemos que a margens para o que a tecnologia pode fazer são confinadas apenas pelo alcance da nossa imaginação – e a nossa não conhece limites. Sabemos que a inovação estará sempre no centro de tudo o que fazemos, e com a satisfação dos nossos utilizadores e garantia do seu bem-estar como os nossos principais objetivos.  Acreditamos que a tecnologia não é apenas aquilo que os dispositivos são capazes de fazer, é sobre o que as pessoas podem fazer com ela.

Tendo em conta o excelente patamar em que se encontra a Samsung, ao nível tecnológico, quais as perspetivas para o futuro da tecnologia?

A Samsung tem assumido, nos últimos anos, uma posição de liderança em quase todas as áreas onde atua. Dessa posição, advém um elevado grau de expetativas relativamente à marca e à tecnologia que esta introduz no mercado. Um certo espírito irreverente e não conformado faz parte do nosso ADN, e é isso mesmo que está na base daquela que é a nossa promessa enquanto marca – ‘Do What You Can’t’. Um espírito que atravessa tudo o que fazemos, de desafiar os nossos próprios limites, alcançar os nossos objetivos e que podemos dar um passo em frente. Um sentimento que espelhamos junto dos nossos seguidores da marca, de também querer ir mais longe e estando a Samsung capaz de promover esse tipo de experiências e busca pela superação. Esta promessa é o que nos motiva em querer continuar a ser um dos grandes do mundo tecnológico, ao trazer soluções inovadoras e por vezes até revolucionárias que irão, com certeza, esculpir o presente e o futuro, e que nos ajudarão, por exemplo, a seguir um caminho mais sustentável e com impacto positivo na sociedade, entre outros.

Samsung