Com 68 anos de freguesia, mas mais de 500 anos de história, Santa Bárbara é, cada vez mais, um ponto turístico de interesse para portugueses e estrangeiros que todos os anos rumam a esta freguesia do concelho da Lourinhã para ver e comprovar o que de melhor tem para oferecer.

Sérgio Ferreira, Presidente da Junta Freguesia de Santa Bárbara - Portugal em Destaque
Sérgio Ferreira, Presidente da Junta Freguesia de Santa Bárbara

Uma freguesia com 68 anos de histórias, conquistas e mudanças. É, por isso, natural que seja um lugar privilegiado e reconhecido por quem lá vive e por todos os visitantes?

A Freguesia de Santa Bárbara é reconhecida como uma freguesia amiga das famílias, que promove o bem-estar, sendo um território procurado pelas famílias para se fixarem. 68 anos de freguesia, mas mais de 500 anos de história, tendo o Centro Pastoral de Santa Bárbara uma capela que remonta ao século XVI, bem como a imagem da Padroeira, que dá nome à freguesia. A Igreja Matriz de Santa Bárbara é um templo a visitar dada a sua imponência e fantástica vista do topo da sua torre do sino.

Como ponto turístico destacamos o Parque da Fonte Lima como espaço de lazer, centrado na nascente da Fonte Lima. É um local extraordinário para passar um fantástico tempo em família. O associativismo é fundamental na dinâmica da freguesia, tendo associações culturais recreativas e desportivas, em Ventosa, Pregança e Marquiteira, as principais localidades da freguesia. Destacamos a equipa de futsal de Pregança, que este ano subiu à I Divisão distrital e a tradicional Batatada na Marquiteira.

A freguesia conta com uma resposta social através do Complexo de Santa Bárbara, um investimento privado, referência nacional nos cuidados paliativos e de reabilitação e nos cuidados dedicado à terceira idade. A freguesia está ligada à produção de telhas e de cal, estando localizados na localidade de Ventosa, a chaminé da última fábrica que esteve em funcionamento até ao final do século passado, e os fornos de cal que produziam cal para construção e para caiar as paredes das habitações.

Para promover e dinamizar a freguesia e o Parque da Fonte Lima, em 2014 criámos o Festival da Água, esta marca registada é um evento pensado para as famílias, com atividades de diversão, tasquinhas, artesanato e música ao vivo. A atração principal é a pista de Slip & Slide.

Santa Bárbara é uma freguesia portuguesa pequena em território, mas grande em projetos e próxima dos seus habitantes. A junta de freguesia tem estado sempre atenta às necessidades dos seus habitantes?

A missão da junta de freguesia é estar sempre atenta e procurar encontrar soluções para as necessidades dos seus fregueses. Procuramos dar um rumo à freguesia para que não falte à população condições e acesso aos principais serviços, tais como saúde, educação, serviços, lazer, desporto e apoio à população mais desprotegida.

O meio ambiente é cada vez mais uma preocupação para a sociedade, e municípios em particular. Que trabalhos a Junta de Freguesia de Santa Bárbara tem vindo a fazer neste campo?

Diria que o meio ambiente, e o seu equilíbrio, são cada vez mais o foco da população, porque um bom meio ambiente é sinónimo de saúde e bem-estar. Nesta área a Junta de Freguesia de Santa Bárbara procura, em parceria com a Câmara Municipal da Lourinhã, melhorar o processo de recolha dos resíduos urbanos, especialmente, no que respeita à reciclagem. Por outro lado, é preocupação da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, há muitos anos, cuidar e preservar um bem tão precioso como é a água e as diversas nascentes existentes na freguesia. O grande exemplo é a nascente da Fonte Lima e o parque envolvente.

A freguesia de Santa Bárbara localiza-se no concelho da Lourinhã, do distrito de Lisboa, um dos destinos mencionados no Portugal Best Destination. Qual a importância do turismo para o futuro da região?

O turismo tem um papel importante na região e no concelho da Lourinhã e o tecido empresarial foi-se desenvolvendo na última década focado nesse pilar económico. A Freguesia de Santa Bárbara contribui para o sucesso do desenvolvimento desta atividade, com a hipótese dos seus visitantes poderem usufruir de turismo habitação, com diversa oferta, com restaurante de referência na comida portuguesa, turismo cultural e religioso, turismo de natureza com um percurso pedestre que atravessa a freguesia ligado ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, e inúmeros trilhos que podem ser usados para fazer passeios pedestres e de BTT, salientando a zona do “Vale da Rocha”.

logo festival da água na Freguesia de Santa Bárbara