CEO da Something Imaginary, da Something Real e da Something 3XY, partner da Something Perfect, presidente da BNI Descobertas, empreendedora e líder, a Sara Afonso é também um distinto exemplo de empreendedorismo e liderança. Foi com ela que estivemos à conversa para conhecer um pouco melhor o seu percurso e de que forma vê o papel da mulher no mundo empresarial.

Something Imaginary Sara Afonso
Sara Afonso – Something Imaginary

Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor a mulher por detrás do negócio e de que forma vem construindo o seu percurso profissional de sucesso.

Considero que a determinação é o que mais me define. Fiel aos meus valores, e com a curiosidade, gosto pela inovação e mudança que me caracterizam, fui traçando o meu percurso profissional. Assim, com muita ética esforço e entrega nasceu o Something Group, com uma equipa coesa, responsável e que adora desafios, sempre na procura das melhores soluções.

Foi da vontade de marcar a diferença que surgiu o Something Group. Fale-nos um pouco mais deste projeto e de que forma tem vindo a conquistar o mercado.

Cada empresa criada e cada trabalho desenvolvido foram pensados e concretizados para dar resposta às solicitações que nos chegavam. Acreditamos que através da criação de um conjunto de serviços que se complementam, conseguimos prestar, cada vez mais, um serviço de qualidade e excelência capaz de dar resposta e satisfazer as necessidades dos nossos clientes.

Something Imaginary Sara Afonso
Sara Afonso – Something Imaginary

O crescimento resulta de um processo natural. A missão que abraçámos, de acompanhar e concretizar o sonho de cada cliente, tem conquistado a amizade, a confiança e o respeito de clientes e até mesmo de outros profissionais. Tem sido a confiança e reconhecimento dos nossos clientes, a pedra angular do nosso crescimento e o que nos tem motivado para a permanente procura de novas soluções e realização. Obviamente, este crescimento é também sustentado numa equipa empenhada, dedicada, profissional e criativa, que a cada projeto procura superar-se em inovação e excelência.

Partilha o amor pela arquitetura com o seu marido, João Resende, formando uma equipa dentro e fora do Something Group. Como consegue criar um equilíbrio entre a exigente esfera pessoal e profissional?

Em tudo na vida deve existir, antes de mais, respeito mútuo. Assim, quer na esfera pessoal, quer na profissional, respeitando essa premissa, tudo o resto vem complementar e acrescentar, a confiança o amor, a admiração, o orgulho e o apoio que temos um pelo outro. É claro que as divergências também existem, mas acredito que crescemos a resolvê-las. Apesar de sermos muito diferentes, complementamo-nos muito bem e temos um equilíbrio saudável e feliz.

O que a motiva diariamente enquanto mulher e profissional a superar-se dia após dia?

A superação está em acreditar. Acreditar nas pessoas, no trabalho de equipa, e, sobretudo, acreditar que os que me rodeiam confiam em mim. A motivação, por sua vez, está na minha busca diária de atingir a perfeição, mesmo que esta seja inatingível.

Something Imaginary Sara Afonso
Sara Afonso – Something Imaginary

A ancestralidade feminina é uma das suas grandes fontes de inspiração, motivação, resiliência e determinação?

Sem dúvida. Encontro na minha mãe um grande motor de determinação e é, sem dúvida, quem mais me incentiva e motiva a ser mais e melhor, a tornar-me mais completa. Por outro lado, as minhas avós, em contextos diferentes, de época e circunstâncias, mostraram grande capacidade de resiliência e inteligência emocional para ultrapassar os obstáculos e dificuldades que a vida lhes foi trazendo.  Posso afirmar que sou herdeira de um ADN de aço, que me motiva e dá a garra necessária para procurar superar-me dia após dia.

As mulheres assumem hoje um papel preponderante na sociedade e nas empresas. Quais são, na sua opinião, as características proeminentes da liderança no feminino capazes de marcar a diferença no mercado de trabalho?

Acredito que, sem dúvida, uma das principais características da liderança feminina é o sentido de responsabilidade, que nos é incutido desde o berço. Depois, destaco também um vasto leque de características como a organização, a capacidade de alcançar equilíbrios e consensos, por vezes difíceis, e a forma muito franca com que enfrentamos as dificuldades. Para além disso, acrescem características que são adquiridas em determinados momentos da vida de uma mulher. Ser mãe é um curso intensivo de resiliência, compreensão, dádiva permanente e constante, e de interpretação de uma linguagem não verbal, que só a mulher consegue compreender. Acredito que as características mais proeminentes da liderança feminina são fruto de uma estrutura ancestral, que foi sendo transmitida de geração em geração e que foi permitindo à mulher desenvolver outras capacidades, como a famosa “intuição feminina”, que mais não é do que a sensibilidade para antecipar questões e as resolver com eficiente discrição.

Something Imaginary Sara Afonso
Sara Afonso – Something Imaginary

Numa edição em que abordamos o Dia Internacional da Mulher e damos a conhecer líderes e empresárias de sucesso com uma atitude inovadora nas organizações, como tem visto o crescimento das mulheres na liderança de grandes projetos?

É com grande satisfação que assisto ao crescimento das mulheres na liderança de grandes projetos. No entanto, não posso deixar de esconder a minha preocupação sobre o quão demorada e tardia tem sido essa transformação. As mulheres são uma parte importante da população mundial, a outra parte são os homens. Quem consegue explicar a supremacia e privilégios de uma parte sobre a outra? Esta supremacia refletiu-se e continua a refletir-se no atraso que tem provocado, a todos os níveis. Está provado o êxito da complementaridade de características tipicamente femininas e tipicamente masculinas, por isso, não faz sentido esta ideia de supremacia, nem sequer de competição.

 Que conselho gostaria de deixar a todas as mulheres que desejem arriscar, criar o seu próprio negócio?

 Apenas posso recomendar o que eu própria faço: não ter medo e seguir os sonhos. No entanto, sonhar não basta. É necessário querer concretizar e isso implica muito esforço, trabalho, cedências e, acima de tudo, tomar as decisões certas.

Something Imaginary Sara Afonso
Sara Afonso – Something Imaginary

O ano de 2020 foi recheado de desafios, mas também de grandes conquistas. O novo ano traz consigo novas oportunidades. O que podemos esperar do Something Group para 2021?

Para a Something Imaginary podemos esperar mais um salto tecnológico. A inovação é uma ferramenta muito importante para nós, pois permite apresentar aos clientes, de forma antecipada e virtual, aquilo que a sua imaginação idealizou. Para além disso, no futuro a Something Imaginary pretende tornar-se uma empresa ainda mais sustentável, característica indispensável na atualidade. Relativamente ao Something Group,  temos a novidade Something 3XY, que apesar de recentemente lançada, está-se já a evidenciar uma boa aposta.  Por sua vez, a Something Perfect  está a estruturar e incrementar a sua equipa, nas diversas áreas de consultoria que a compõem, sempre com o objetivo de atingir a perfeição. A grande novidade para 2021 será, sem dúvida, a loja de Interior Design que, além da nossa linha de mobiliário, recentemente lançada, a IMA COLLECTION, terá grandes novidades e muitos produtos de marcas portuguesas feitos a partir de materiais naturais e sustentáveis.

Something Imaginary Sara Afonso
Sara Afonso – Something Imaginary