Implantada nas margens do rio Douro, a União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso impressiona pela sua beleza paisagística, pelas suas tradições e pela hospitalidade das suas gentes. Um destino que vale a pena visitar e que nesta edição lhe damos a conhecer.

Joaquim Martins, Presidente da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso - Portugal em Destaque -
Joaquim Martins, Presidente da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso

Assume os destinos da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso. Prestes a terminar o último ano deste mandato, quais foram as áreas alvo de especial atenção durante este quadriénio?

A capacidade financeira de uma junta de freguesia desta dimensão é pouca, dado o parco orçamento anual adstrito à mesma, pelo que temos sempre pela frente um trabalho árduo e mesmo de ginástica financeira para atingirmos os objetivos propostos. O nosso objetivo principal é sempre a proximidade com a população residente, com serviços e pequenas obras também de proximidade. A nossa missão é sempre estar com as pessoas e para as pessoas. Porém, podemos sempre focar que conseguimos dotar as três freguesias de equipamentos urbanísticos importantes.

A União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso é uma das mais conceituadas freguesias do concelho de Castelo de Paiva. Fale-nos um pouco mais sobre este território que provém da serra e do rio, do campo e das minas, das vinhas e das gentes.

 Esta freguesia tem pontos turísticas conhecidos de todos, recebendo anualmente milhares de visitantes. Ficam os exemplos do Monte de S. Domingos, na Raiva, com uma vista magnífica sobre o rio Douro e Arda e sobre as cidades de Vila Nova de Gaia e Porto, bem como a zona do Choupal de Pedorido, com uma praia fluvial no Rio Douro e zona envolvente excelente para passar um dia a apreciar o que de melhor a natureza tem.

A União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso é cada vez mais um destino de eleição para os amantes do turismo de natureza. Hoje, o turismo assume um papel crescente na divulgação deste território? Quais as ações já desenvolvidas pelo executivo com vista à promoção turística da freguesia?

Nestes últimos anos, a junta de freguesia, numa estratégia concertada com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, denominada Estratégia Payva Douro, tem alavancado o a promoção turística desta região. Muitas ações foram desenvolvidas, tais como a criação de rotas pedestres, de requalificação de áreas de lazer no Choupal em Pedorido e na Croca no Rio Arda, a promoção do percurso “Viver o Douro”, com cerca de 10 quilómetros com paisagem magnífica e que passa pelas aldeias de xisto de Midões e Gondarém.

As antigas Minas do Pejão têm um valor histórico e cultural enorme, com património espalhado por toda a freguesia. Neste momento, irá ser requalificado o Cavalete do Fojo em Folgoso, para visitas turísticas e entrará em funcionamento dentro de poucos dias o Centro Museológico Interativo das Minas do Pejão, localizado em Pedorido, em que os visitantes poderão ter uma experiência interativa, como dentro de uma mina estivessem.

 Que roteiro não pode faltar numa visita à União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, para viver uma experiência inesquecível?

Não podem faltar as caminhadas junto ao Douro e também nas margens do Arda. Uma visita ao Monte de S. Domingos para apreciar a paisagem ou então um mergulho na Praia Fluvial de Pedorido. Gastronomicamente, também há motivos para visitar este território, podendo apreciar uma boa lampreia, peixe do rio ou mesmo um cabrito assado ou um bife à Santa Eufêmea, acompanhados de um vinho verde branco e tinto de Castelo de Paiva. Para dormir, além dos vários alojamentos e turismos rurais, podem sempre dormir num dos melhores hotéis do pais, o Douro Hotel 41.

Prestes a entrar numa época do ano propícia a passeios e num ano em que Portugal foi eleito o melhor país da Europa para visitar em 2021, que convite gostaria de deixar aos nossos leitores para que visitem e apreciem o que de melhor este território tem para oferecer?

Deixamos o convite a todos os leitores para visitarem a nossa freguesia, que como já referido tem tudo para que queiram repetir a experiência e voltarem mais vezes. Ficamos à vossa espera.