A União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas é uma das mais belas do concelho de Montalegre. Constituída por 12 localidades, a freguesia transmontana assume-se a “Freguesia do Futuro”, como refere em entrevista Daniel Reis, presidente. Fique a conhecer, nesta edição, o trabalho desenvolvido pelo executivo em prol da comunidade e o que de melhor este território tem para oferecer.

Daniel Reis, Presidente da União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas
Daniel Reis, Presidente da União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas

Assume os destinos da União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas. Prestes a terminar o último ano deste mandato, quais foram as áreas alvo de especial atenção e que balanço faz deste quadriénio?

Faço um balanço positivo. Ao longo destes últimos quatro anos tentámos dinamizar as potencialidades da freguesia, através da criação de postos de trabalho, atraindo investimentos e prestando um serviço de proximidade. A população é sempre a nossa principal preocupação e a quem prestamos especial atenção. Felizmente, temos uma proximidade muito forte com toda a população e todos os nossos esforços são no sentido de prestar o melhor serviço à nossa comunidade. Assim, destaco a construção de raiz do Posto dos Correios, disponível para toda a população, as obras de remodelação realizadas no edifício da Junta de Freguesia que, conta também, com vários serviços. Para além disso, criámos vários postos de trabalho, neste momento, temos nove funcionários permanentes, uma brigada de sapadores florestais e realizámos obras em todas as 12 localidades da nossa freguesia.

A União de Freguesias de Viade de Baixo e de Fervidelas é uma das maiores e mais importantes freguesias do concelho de Montalegre e um destino por descobrir. Fale-nos um pouco mais sobre este território rico em cultura, tradição e beleza natural.

A freguesia é considerada a “Freguesia do Futuro”, cuja extensa área, localizada, maioritariamente nas imediações da Albufeira do Alto Rabagão (Pisões), constitui uma forte atração turística, pelas suas gentes, gastronomia e paisagens. Por forma a promover ainda mais toda a potencialidade deste território, está em marcha um projeto de edificação de unidades hoteleiras, que para além de constituir uma mais-valia para o território, proporcionará a criação de mais postos de trabalho. Para além disso, temos também assistido, com satisfação, à realização de vários investimentos na nossa freguesia, como é exemplo o investimento feito na Albufeira dos Pisões que, atualmente, produz energia elétrica para a EDP, os painéis fotovoltaicos, eólicas, a Estação de Tratamento de Águas do Alto Rabagão, ou ainda o Viveiro de Trutas Salmonadas, investimentos que têm contribuído para o seu desenvolvimento económico.

Situada na bela região de Trás-os-Montes, a União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas, é cada vez mais um destino de eleição para os amantes do turismo de natureza e de interior. Hoje, o turismo assume um papel crescente na divulgação deste território?

O Concelho de Montalegre é um ponto de reconhecimento nacional e mundial, com vários eventos reconhecidos, como a “Sexta Feira 13”, a Feira do Fumeiro e o Mundial de Rally Cross.  Fomos distinguidos como Património Agrícola Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pela nossa biodiversidade, paisagens e genuinidade dos nossos costumes e gastronomia. Temos, sem dúvida, muito para oferecer no nosso “Reino Maravilhoso”. A aventura e as experiências sensoriais excecionais apresentam-se, obrigatórias num roteiro que abraça tradições, cultura, aldeias, e as pessoas, os verdadeiros agentes do desenvolvimento local.

Prestes a terminar este mandato que mensagem gostaria de deixar à sua população e que convite gostaria de fazer aos nossos leitores para que visitem e apreciem o que de melhor este território transmontano tem para oferecer?

À minha população, gostaria de agradecer pelo reconhecimento e apoio que nos têm dado todos os dias, durante todos estes anos, mesmo em tempos difíceis, como os que atravessamos. Aos leitores, faço o convite para que venham descobrir o nosso “Reino Maravilhoso”, ficarão surpreendidos.

Barragem dos Pisões - União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas
Barragem dos Pisões – União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas