É com orgulho que o Presidente da Junta de Freguesia de Silgueiros José Augusto Henriques Mota descreve os últimos anos de mandato, naquela que é uma das freguesias mais conceituadas do concelho de Viseu e onde foram realizados diversos projetos, como a inauguração do espaço do cidadão de Silgueiros.

José Augusto Henriques Mota, Presidente da Junta de Freguesia de Silgueiros
José Augusto Henriques Mota, Presidente da Junta de Freguesia de Silgueiros

Quais foram as áreas alvo de especial atenção durante este quadriénio?

Foi com grande sentimento de orgulho que assumimos nos últimos 4 anos os destinos da Junta de Freguesia de Silgueiros. Centrámo-nos entre outras realizações, na expansão da rede de água e saneamento básico que irá dar um salto ainda maior com a construção da nova ETAR de Silgueiros, nas acessibilidades, na requalificação da Rua Dr. José Moreira da Cruz em Passos de Silgueiros, nos espaços públicos de lazer, na concretização da primeira fase da ampliação do Cemitério de Silgueiros a Sudoeste e no desporto com o apoio à Direção Do Grupo Desportivo de Silgueiros na implantação do relvado sintético no campo da coletividade.

Temos também já garantidas e orçamentadas empreitadas contínuas da Câmara Municipal de Viseu as seguintes requalificações de ruas:

RUA DO LAVADOURO – PASSOS DE SILGUEIROS

TRAVESSA DO LAVADOURO – PASSOS DE SILGUEIROS

RUA DA COSTA – PASSOS DE SILGUEIROS

RUA DO PRADO PINHÃO – PASSOS DE SILGUEIROS

RUA DO COMÉRCIO – PINDELO DE SILGUEIROS

RUA FRANCISCO MELO – PASSOS DE SILGUEIROS

RUA DAS CAMPAS – PASSOS DE SILGUEIROS

RUA NOSSA SENHORA DA GUIA – PASSOS DE SILGUEIROS

RUA DAS TORRES À CAPELA – PINDELO DE SILGUEIROS

RUA DO SOITO – MOSTEIRO DE SILGUEIROS

RUA DA BICA – MOSTEIRO DE SILGUEIROS

RUA DO CRUZEIRO/ PRINCIPAL (CASAL MEÃO- LAGES)

RUA DO OLIVAL – PINDELO DE SILGUEIROS

RUA DO ALTO / FLORES / PRINCIPAL (PÓVOA – PORRINHEIRO)

Fale-nos deste território que conserva histórias e tradições, que deslumbra pelas paisagens, pelo património edificado e simpatia das suas gentes.

A nossa terra tem, neste momento, capacidade de atrair jovens casais e investimento privado. É uma terra inundada de História e tradições, com uma extensão de 37km2 e muitos hectares dedicadas à vinha, uma vista deslumbrante para as serras da Estrela e do caramulo, serpenteada pelos cursos de água. Venha descobrir o Berço do Dão!

Inauguração do espaço do cidadão - Portugal em Destaque
Inauguração do espaço do cidadão

O enoturismo assume um papel crescente na divulgação deste território. Quais as ações já desenvolvidas pelo executivo?

Desenvolvemos, anualmente, a Feira à Moda Antiga de Silgueiros na famosa Quinta do Loureiro, um evento importante no panorama regional, que está suspenso desde 2019 fruto da pandemia. Temos a “casa” do Largo de São Bartolomeu que irá servir para eventos deste género no futuro, mormente promoção turística e realização de atividades culturais, como por exemplo uma feira de vinhos e feira de excedentes agrícolas.

Que roteiro não pode faltar numa visita a Silgueiros, para viver uma experiência inesquecível?

As quintas vinhateiras são um dos grandes ex-libris, a Adega Cooperativa, o museu de Silgueiros situado na ASSOPS em Passos de Silgueiros, a Igreja do Mosteiro, a aldeia medieval da Póvoa dão que aguarda urgentemente por uma revitalização, os trilhos junto ao rio Dão, o caminho pedestre da Rota do Dão, e a gastronomia.

Num ano em que Portugal foi eleito o melhor país da Europa para visitar em 2021, que convite gostaria de deixar aos nossos leitores para que visitem este território?

A nossa freguesia situa-se num planalto ladrilhado pelas vinhas do Dão e rodeado de serras e rios. Tem inúmeros segredos a descobrir, tem magia a cada recanto. Oferecemos simpatia, venha descobrir-nos!

Prestes a terminar o último ano deste mandato, que mensagem deixa a todos os seus fregueses?

Temos a consciência de que fizemos o melhor para a nossa terra, mas devido aos constrangimentos financeiros e aos derivados da pandemia não foi possível fazer tudo o que gostaríamos. Por isso, continuamos cá para afirmar a nossa terra e desenvolvê-la ainda mais no panorama regional.