A Vihu Systems surgiu em 2004, em São João da Madeira, pelas mãos de Hugo Almeida. Decorridos 17 anos, é um distinto exemplo na área de engenharia de segurança eletrónica e telecomunicações que tem vindo a conquistar o mercado nacional e internacional. Para melhor conhecermos este projeto e o trabalho que desenvolve entrevistámos o seu fundador que nos deu a conhecer a mais recente e inovadora solução apresentada ao mercado: o Vihupole.

Vihu Systems - Hugo Almeida
Hugo Almeida – Vihu Systems

A Vihu Systems é uma referência na área da engenharia de soluções de segurança eletrónica e telecomunicações, em Portugal e no mundo. Fale-nos um pouco mais deste projeto e de que forma vem conquistando o mercado?

A Vihu Systems nasceu em São João da Madeira, em 2004. Com uma experiência de mercado de mais de 20 anos, a Vihu está, continuamente, de olhos postos na inovação tecnológica e na quebra de barreiras do convencional. Com um percurso que teve início no mercado doméstico e no mercado industrial, a Vihu deu, em 2010, o primeiro passo rumo à internacionalização, nomeadamente quando foi responsável pela área de segurança eletrónica num Parque Fotovoltaico de 4 MW na Ilha da Córsega, Ghisonaccia. O projeto foi desenvolvido num formato EPC (Engineering, Procurement and Construction), que define o método de trabalho e posicionamento da Vihu, e nunca mais parou de crescer.

Com uma experiência acumulada de mais de 10 anos no Scope de Security em Parques Solares, a Vihu trabalha, atualmente, com as principais tecnologias existentes no mercado, de forma a oferecer uma segurança eficaz e eficiente aos clientes, contando já com mais de 700MW protegidos em todo o mundo. Atuando em vários mercados como Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Roménia, a Vihu abraça inúmeras áreas da segurança eletrónica e telecomunicações em EPC. Fruto de um árduo trabalho e investimento interno em I&D, a Vihu tem vindo a desenvolver uma gama de produtos dedicados à segurança e proteção da sociedade em geral. A linha de produtos insere-se numa perspetiva cada vez mais tecnológica e amiga do ambiente, tendo sido pensada para servir as populações, através das energias renováveis.

A Vihu Systems está, continuamente, de olhos postos na inovação tecnológica e na quebra de barreiras do convencional desenvolvendo as melhores soluções energéticas e de segurança. Recentemente, mostrou mais uma vez a garra e resiliência de que é feita e lançou no mercado o Vihupole, uma solução 100% autónoma e ecológica que combina segurança e design. Fale-nos um pouco mais deste produto seguro, eficiente e dinâmico, made in Portugal.

Tendo em vista o desenvolvimento de novas soluções, lançámos, recentemente, o Vihupole, um poste urbano 100% autónomo e ecológico, com zero emissões de CO2.  O Vihupole é a nova e mais irreverente solução do design urbano convencional, assumindo-se como uma opção bastante válida para instalações onde as populações são a maior premissa, tornando assim as cidades mais inteligentes e limpas, evitando-se assim cerca de 150kg de emissões de CO2/ano por poste. É um produto que se caracteriza pela sua versatilidade e adaptabilidade a vários ambientes e que nos permite diminuir, consideravelmente, o tempo de execução da implementação das soluções de segurança e vigilância em parques solares, indústria e nas cidades. A redução destes custos, graças à baixa alocação de mão-de-obra e diminuição drástica de prazos de execução, permite-nos executar as obras de uma forma muito mais limpa e apresentar, ao mesmo tempo, uma solução muito mais inovadora e eficaz, em termos de proteção. Com esta nossa solução prometemos, efetivamente, inovar e ser diferenciadores no mercado, destacando-nos da concorrência, quer em Portugal, quer no estrangeiro onde temos registado uma enorme aceitação do nosso produto.

Sendo este um produto IoT o mesmo encontra-se em contínuo desenvolvimento de novas aplicações pelo nosso departamento de I&D. Vale ainda ressalvar que o Vihupole é uma marca registada e um produto desenvolvido e projetado pela Vihu e os produtos inerentes detêm uma patente industrial e de design.

Vihu Systems - poste autonomo
Poste autónomo

Versátil e adaptável para vários ambientes, o Vihupole é a nova e mais irreverente solução do design urbano convencional. Quais as principais características deste produto e de que forma se assume uma excelente opção para instalações onde a segurança é a principal premissa?

Quisemos que o Vihupole não fosse um simples poste estrutural urbano, mas que fosse sim uma imagem de marca da empresa. Neste momento, já estamos capacitados para oferecer quatro serviços: energia, comunicação, iluminação e segurança. Assim, no que à energia diz respeito, o Vihupole foi concebido para uma instalação OFF-GRID, não necessitando de qualquer tipo de ligação à rede elétrica fóssil. O Vihupole está preparado para fornecer energia verde, dispondo ainda de acesso a informação diária da produção, consumo e carregamento do banco de baterias através da app Vihupole. Em termos de comunicação, o Vihupole pode ser controlado remotamente, através da Vihubox, podendo ainda transformar-se num hotspot WI-FI, com largura de banda até 5G. O Vihupole dispõe ainda de uma área de branding frontal retroiluminada a LED destinada à comunicação estática para a divulgação de mensagens informativas e de segurança à população. No que diz respeito ao serviço de iluminação, o Vihupole pode ser usado como fonte de iluminação LED RGB totalmente customizável e programável pelo utilizador, através da Vihubox. Para além disso, permite ainda a gestão automática da iluminação, em função da radiação solar, ou por programação de horário. Por último, no que à segurança diz respeito, o Vihupole tem ainda vários argumentos a seu favor, como a instalação de sistemas de vigilância com controlo remoto, através de qualquer dispositivo móvel e sem recorrer à rede elétrica convencional, sendo possível a prevenção de situações de intrusão e incêndio do próprio Vihupole. Outras das possibilidades do Vihupole é a instalação de sistema de CCTV-IP e Áudio IP para vigilância de áreas sensíveis à aglomeração de pessoas, evitando assim possíveis focos de contaminação comunitária. Desta forma, as autoridades podem controlar estes focos remotamente e comunicar por áudio com as populações para manter o devido distanciamento social.

Sendo o Vihupole 100% autónomo em energia e telecomunicações, o mesmo pode ser movido de local sem que para isso estejamos dependentes de um ponto de energia fóssil. Isto é possível uma vez que o Vihupole possui um maciço de betão armado devidamente estruturado e em cumprimento com o Euro Código resistente a vento e neve. Caso o pretenda num local fixo, pode de uma forma rápida ser instalado em qualquer tipo de terreno com recurso a maciço de betão pré-fabricado. Poderá ainda ser instalado diretamente no solo com um simples processo de bucha química e barão roscado.

Vihu Systems - poste autonomo
Poste autónomo

Tendo como valores basilares a inovação tecnológica e o profissionalismo, quais os objetivos que a Vihu Systems pretende alcançar no futuro?

O nosso objetivo passa por ser o nº.1 no fornecimento de soluções inovadoras em segurança para parques solares em todo o mundo, através do nosso produto Vihupole. Para além disso, pretendemos continuar a oferecer uma solução ecológica, versátil e descentralizada para as Smart Citys. Sabemos que, cada vez mais, todas as principais cidades europeias já permitem ter vídeo vigilância na via pública que permite o controlo das mais variadas situações. Assim, assumimos como um dos nossos principais objetivos, a curto prazo, termos o nosso produto inovador em pelo menos numa via pública de cada cidade de Portugal e em várias cidades mundiais.

POSTE AUTONOMO
Poste Autónomo

Votos de uma excelente Páscoa.