Mural - Vila Boa do Bispo
Mural – Vila Boa do Bispo

A freguesia de Vila Boa do Bispo, no concelho de Marco de Canaveses, venceu o Prémio Autarquia do Ano na categoria Ecológica – Consciencialização Ambiental. Miguel Carneiro, presidente, deu a conhecer, em entrevista, o território e as linhas orientadoras que têm guiado a freguesia na defesa e proteção do meio ambiente.

Logo CRIUS
logo GOLDSTAR

Assume os destinos da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo. Quais foram as áreas alvo de especial atenção durante este quadriénio?

Temos dado especial importância à questão da sustentabilidade, nas vertentes do ambiente, coesão social e desenvolvimento económico local. Nesse sentido, apostamos numa robusta e ampla rede de abastecimento de água e saneamento, de forma a oferecer respostas ao elemento mais básico da realidade local. De seguida, procurámos implementar inovações diversas no plano da juventude e infância, através da dinamização de atividades diferenciadoras de animação e apoio à família e da realização de atividades complementares ao programa letivo, que trouxessem para a luz do dia o património e a identidade local. Destaco ainda o trabalho desenvolvido junto dos jovens da freguesia, através de programas internacionais de voluntariado e de cooperação internacional e de iniciativas de cariz artístico e público, tendo sempre presente o elemento da proteção do meio ambiente e da sensibilização. Também, junto da população mais idosa, temos apostado na realização de ações como workshops e atividades intergeracionais. Por último, destaco o trabalho desenvolvido na promoção e dinamização do tecido económico local, por via das coletividades e empresas.

Miguel Carneiro, Presidente da Junta Freguesia de Vila Boa do Bispo
Miguel Carneiro, Presidente da Junta Freguesia de Vila Boa do Bispo

Implantada numa encosta da margem esquerda do Tâmega, Vila Boa do Bispo impressiona pela sua monumentalidade, pela sua história, tradição e paisagens de perder de vista. Que roteiro não pode faltar numa visita a Vila Boa do Bispo, para viver uma experiência inesquecível?

Aconselho começar o dia com uma caminhada pela margem do rio Tâmega. De seguida, conhecer o mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo e a igreja de Santa Maria, que integra a Rota do Românico. Aconselharia ainda a fazer uma caminhada pela Serra de Montedeiras, onde poderão encontrar o icônico “Penedo Rachado”, desfrutar de uma vista sublime e conhecer a Necrópole da Cabreira. Se desejar juntar o útil ao agradável e desfrutar da oferta cultural, aconselho a realizar este, e outros roteiros, na altura das festividades de Santo António, ou da Nossa Senhora da Assunção. Destaco ainda a iniciativa “Abispa-te”, uma semana cultural que conta com diversas atividades, que vão desde a cultura ao desporto, realizadas em vários pontos da freguesia.

A Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo venceu o Prémio Nacional Autarquia do Ano na Categoria Ecológica – Consciencialização Ambiental. Que projetos e iniciativas foram levados a cabo pela junta de freguesia durante o ano de 2020 na área do ambiente e do património natural?

Ficamos extremamente orgulhosos com este reconhecimento, que comprovou a qualidade do trabalho e iniciativas desenvolvidas. Destaco assim, as ações de limpeza realizadas nas margens do rio Tâmega e as ações de voluntariado na limpeza de caminhos pedestres, para a criação de uma rede de percursos pedestres, que será a maior do concelho. Outra grande iniciativa é a criação da primeira comunidade de energia renovável, composta por instituições de interesse público, em Portugal. Para tal a junta de freguesia aliou-se ao município, à Associação Casa do Povo e aos Bombeiros Voluntários para criar a primeira comunidade pública de energia renovável, alimentando assim a sua sede, quartel dos bombeiros, e os equipamentos desportivos e sociais da IPSS e do município. Para além disso, desenvolvemos também projetos de cooperação internacional com os jovens, procurando integrar a preocupação da circularidade na separação dos resíduos domésticos e, posterior, integração na economia local.

Recolha - Vila Boa do Bispo
Recolha – Vila Boa do Bispo

Prestes a terminar o último ano deste mandato, que mensagem gostaria de deixar a todos os seus fregueses e que convite gostaria de fazer aos nossos leitores?

 Vila Boa do Bispo é uma freguesia predominantemente rural, com uma riqueza imensa do ponto de vista paisagístico, monumental e natural, mas que tem também a capacidade e fatores de atração para que jovens e famílias fixem aqui as suas raízes. Este é o nosso desafio e o desafio do futuro desta comunidade. Sintam-se convidados a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver, porque esta freguesia tem muito para oferecer.

Vila Boa do Bispo
Vila Boa do Bispo