O Município de Vila do Porto foi reconhecido pelas boas práticas ambientais e sociais, tendo sido distinguido com o galardão Bandeira Verde ECOXXI 2020. Em entrevista, Ricardo Sousa, vereador da Câmara Municipal de Vila do Porto, reconheceu a importância desta distinção para o município, que vem dando passos certeiros rumo à sustentabilidade.

Ricardo Sousa - vereador da Câmara Municipal de Vila do Porto
Ricardo Sousa – vereador da Câmara Municipal de Vila do Porto

O Município de Vila do Porto foi distinguido com o galardão Bandeira Verde ECOXXI, figurando assim entre os municípios portugueses com os melhores índices de sustentabilidade. Gostava de escutar a sua reação a este reconhecimento.

Foi com grande emoção e satisfação que recebemos a notícia de que o Município de Vila do Porto foi distinguido com o Galardão ECOXXI 2020. Ser um dos municípios mais sustentáveis do país, para além de nos indicar que estamos no caminho certo no que concerne à Gestão Ambiental, reforça a importância de dar continuidade a ações de sensibilização e de reforçar ações de carácter ambiental, que contribuam para o bem da nossa comunidade, da ilha e do concelho. 

O Programa ECOXXI existe desde 2005 pelas mãos da Associação Bandeira Azul da Europa e integrou, em 2020, um novo conceito agregador – “Bandeira Verde”. O que motivou o Município de Vila do Porto a participar nesta iniciativa?

As ações públicas de envolvimento ambiental estabelecidas entre o município e a comunidade, as ações exercidas pelo próprio município na sua gestão diária e na sensibilização ambiental às empresas privadas do concelho, foram alguns dos aspetos que nos fizeram acreditar que seria possível trazer o Galardão ECOXXI 2020 para o Município de Vila do Porto e que nos levaram a participar, pela primeira vez, nesta iniciativa. Somos um município pequeno, mas de alma grande, empenhados e dedicados na causa pública e, por isso, não poderíamos deixar de participar em tão prestigiada iniciativa.

Quais as ações desenvolvidas pelo município, a fim de atingir metas de responsabilidade a caminho da sustentabilidade?

O Município de Vila do Porto cumpriu com larga margem os 21 indicadores e os 71 subindicadores, exigíveis para o sucesso da candidatura. A aquisição de parques infantis, a disponibilização de um complexo desportivo para a prática de desportos indoor com águas quentes balneares aquecidas e piscina,  através de painéis fotovoltaicos, a implementação de iluminação LED nas infraestruturas exteriores para a prática de desporto ao ar livre, a disponibilização de um sistema para a separação de resíduos urbanos e seu encaminhamento para o Centro de Processamento de Resíduos, foram algumas das ações desenvolvidas no âmbito desta candidatura. Para além disso, o parque eólico e fotovoltaico instalados, bem como os pontos de carregamento de veículos elétricos existentes no concelho, foram também aspetos tidos em consideração e que contribuíram para esta distinção.

A par disso, o Município de Vila do Porto recebeu também, pela terceira vez consecutiva, a distinção de “Município Mais Azul” dos Açores. O município de Vila do Porto é hoje um município comprometido com o futuro do planeta?

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Vila do Porto recebe a distinção de “Município Mais Azul” da Região Autónoma dos Açores, o que é, obviamente, motivo de grande orgulho. Estas distinções são o reconhecimento de que estamos no caminho certo, no entanto ainda há muito por fazer e este processo não se esgota com a atribuição dos galardões. Temos que continuar a trabalhar para a sustentabilidade, incrementando ações ambientais e trabalhando para a criação de um ecossistema equilibrado. Estes prémios são de todos os marienses.

Câmara Municipal de Vila do Porto_logo