Com sede em Vila Nova de Gaia, a VISOU Consulting surgiu pelas mãos de Sónia Viana de Sousa, em 2018. Com quase 20 anos de experiência na área da segurança e saúde ocupacionais, em grandes projetos nacionais e internacionais, a nossa entrevistada conta, hoje, com a colaboração dos melhores profissionais, de forma a garantir uma elevada capacidade de resposta às mais diversas solicitações por parte dos seus clientes. Fique a conhecer esta empresa e o trabalho que desenvolve em prol da segurança e saúde ocupacionais.

Sónia Viana de Sousa, Visou Consulting
Sónia Viana de Sousa, Visou Consulting

A VISOU é uma empresa de consultoria na área da segurança e saúde ocupacionais, vocacionada para o sector da construção civil, obras públicas e indústria. Fale-nos um pouco mais sobre este projeto e de que forma foi traçando o seu percurso.

Licenciei-me em Geologia e durante a licenciatura comecei a formar-me na área da segurança ocupacional. Em 2003 iniciei funções nesta área, onde tive a oportunidade de integrar grandes projetos nacionais e internacionais. A necessidade de mais conhecimento levou-me a frequentar várias formações nesta área, inclusive um mestrado em engenharia de segurança e saúde ocupacionais. A crise no setor da construção acabou por me obrigar a trabalhar por conta própria e comecei a prestar consultoria a empresas no setor. Cheguei a um ponto em que sozinha não conseguia dar resposta a todas as solicitações. Mais tarde, em conversa com uma amiga, o caminho começou a traçar-se e criei a VISOU.

A VISOU conta com a colaboração dos melhores profissionais, munidos do saber-fazer prático e do conhecimento teórico necessários, de forma a garantir uma elevada capacidade de resposta às mais diversas solicitações por parte dos seus clientes e a prestar os seus serviços com alta qualidade. Quais os serviços prestados pela empresa?

Atualmente, somos três técnicos superiores, com valências na segurança e ambiente e temos uma carteira de parceiros com vasta experiência nas áreas em que atuamos. Prestamos serviços de coordenação de segurança e saúde, tanto em projeto, como em obras públicas e privadas, assessoria a gabinetes de projeto e empresas de fiscalização, auditorias de segurança e saúde no sector da construção, indústria e retalho, elaboração de Planos de Prevenção e Gestão de RCDs e acompanhamento ambiental em obra.

A seleção do mercado centraliza-se na qualidade e produtividade dos serviços que se contratam. Ao dar cumprimento aos requisitos legais e ao ter pessoal qualificado e conhecedor do trabalho, as empresas acabam por se destacar da concorrência. De que forma a VISOU pode ajudar as empresas a fazer valer o seu negócio perante clientes mais exigentes e, consequentemente, a crescer no mercado?

A segurança e saúde ocupacionais é um tema que ainda gera muita celeuma no seio empresarial. Há muitas empresas de pequena dimensão que ainda desconhecem as suas obrigações no que respeita à segurança no trabalho. Vêem-na como um custo, uma chatice e só é lembrada quando há inspeções ou acidentes de trabalho. Há também uma grande percentagem de donos de obra e projetistas que desconhecem as responsabilidades que têm na área. Mas as obrigações legais não são só para empresas. Um particular que pretenda construir a sua moradia tem muitas obrigações nesta matéria. Em Portugal, continua a persistir a ideia de que a segurança na construção é só para as grandes obras.  É aqui que nos diferenciamos: mostramos aos nossos clientes a mais-valia que é a contratação dos nossos serviços. Mais do que uma obrigação legal, a segurança no trabalho é uma obrigação moral. Um cliente exigente que valorize o capital humano, seleciona fornecedores que evidenciem que cumprem em todos os aspetos. Na vertente da consultoria, prestamos apoio a empreiteiros, complementando os serviços externos de segurança e saúde que têm contratualizados. 

 Tendo sempre como pilares fundamentais o profissionalismo e excelência do trabalho desenvolvido, o que podemos esperar da VISOU para o futuro e quais os valores que continuarão a fazer parte do ADN da empresa?

A VISOU congratula-se por ser uma empresa rigorosa, empática, transparente e parceira, que está aqui para ajudar. As pessoas são o nosso foco.  Um técnico que queira trabalhar connosco terá que ser social, ser cooperativo e direcionado para as pessoas.

VISOU Consulting