A Vitra Clinic inaugurou em fevereiro de 2021, o seu espaço em Lagoa. Sob a Direção Clínica da Dr.ª Ana Pragosa e do Dr. Sérgio Sousa, médicos dentistas, dedicados à implantologia há mais de vinte anos, a Vitra Clinic propõe-se a prestar tratamentos dentários diferenciados, para todas as faixas etárias, com especial enfoque no bem-estar do paciente. Fique a conhecer este projeto, que vem conquistando o mercado algarvio, pela voz e testemunho de Ana Pragosa.

Dr.ª Ana Pragosa e do Dr. Sérgio Sousa - Vitra Clinic 01
Dr.ª Ana Pragosa e do Dr. Sérgio Sousa, Vitra Clinic

Recente no mercado, mas com o know-how de mais de 20 anos de experiência na área da medicina dentária, a Vitra Clinic vem conquistando o mercado algarvio. O projeto que surgiu de um sonho, abriu portas em 2021 para proporcionar uma experiência especial, agradável e feita à medida de cada um. Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor os mentores deste projeto e o que os motivou a abrir este espaço.

A Vitra Clinic nasceu da vontade de duas pessoas que trabalham juntas há 20 anos. O Dr. Sérgio Sousa é médico e médico dentista e dedica-se à Implantologia e Cirurgia Oral. Concluiu a sua pós-graduação em Implantologia na Universidade de Nova Iorque em 2006. Eu sou médica dentista há vinte e dois anos e sempre me dediquei à prótese fixa e estética dentária. Tal como o Sérgio, também fiz os meus estudos de pós-graduação na NYU. Em comum temos um percurso que se iniciou no Instituto de Implantologia em Lisboa pela mão de um dos nossos mentores, o Prof. Dr. João Caramês. Ainda em Lisboa, fomos docentes na Faculdade de Medicina Dentária. Mais tarde, a convite do Dr. Paulo Maló, mudámo-nos para o Algarve e trabalhámos em Alvor e em Faro. A ideia de formar a Vitra Clinic vem de uma vontade de criar algo que represente toda a experiência e maturidade profissional que fomos adquirindo ao longo dos anos e que podemos agora oferecer aos nossos pacientes.

A Vitra Clinic assume o importante compromisso de oferecer um serviço mais personalizado e focado no paciente. Para isso, aposta numa equipa de profissionais de excelência, que privilegia um atendimento personalizado e focado no conforto do paciente. Esta tem sido uma das principais bandeiras da Vitra Clinic e um dos seus principais diferenciais no mercado?

O atendimento de excelência em Medicina Dentária pressupõe duas coisas fundamentais: experiência profissional e compromisso em querer sempre fazer o melhor para cada paciente. Nós acreditamos que isso só é possível com uma equipa competente, altamente diferenciada e estável. Todas as pessoas que trabalham na clínica, desde médicos a assistentes dentárias e rececionistas estão connosco há muito tempo o que traz conforto e transmite segurança aos nossos pacientes – somos um “porto seguro” – penso ser aqui que nos diferenciamos.

Ana Sabas, Ana Pragosa, Pedro Estevão, Sérgio Sousa, Vera Luz e Catarina Vicente - Vitra Clinic
Ana Sabas, Ana Pragosa, Inês Joia, Pedro Estevão, Sérgio Sousa, Vera Luz e Catarina Vicente – Vitra Clinic

Na medicina dentária existe uma busca constante por soluções inovadoras, quer em tecnologia, na ciência ou nas técnicas utilizadas, para que seja um serviço cada vez mais transversal a todo o tipo de casos e de pacientes. Tendo por base este princípio, a Vitra Clinic procura acompanhar as mais recentes inovações da medicina dentária, sem nunca esquecer o fator humano. Quais as mais recentes técnicas que a Vitra Clinic tem já disponíveis aos seus pacientes?

Conseguimos reabilitar completamente um paciente, através da colocação de implantes e colocação de uma ponte fixa aparafusada em apenas algumas horas, mantendo sempre o conforto e bem-estar do paciente em primeiro plano. Esta não é propriamente uma “técnica inovadora”, mas o resultado final e a experiência do paciente são diferenciadores e são fruto de uma equipa experiente, que está muito otimizada.

Quanto a técnicas mais inovadoras, podia destacar: o Guided Biofilm Therapy®, uma abordagem revolucionária em termos de prevenção e higiene oral; o Invisalign® que consiste numa forma de alinhar os dentes, sem necessidade de colocar um aparelho convencional com arames; os implantes cerâmicos, uma solução para repor um dente perdido totalmente “metal-free”; ou o scanner intra-oral, que dispensa moldes com silicones e moldeiras.

No capítulo do atendimento a crianças, e porque acreditamos que é fundamental garantir uma boa experiência no primeiro contacto entre a criança e o médico dentista, dispomos da possibilidade de “sedação consciente”. É uma técnica muito interessante e completamente segura, com a utilização de um gás que é inalado pela criança durante o tratamento dentário e que torna a experiência muito agradável, sem traumas.

Os cuidados com a Higiene Oral devem ser encarados como uma importante medida de prevenção no que diz respeito à nossa saúde oral e geral.  Consciente desta realidade e da importância da prevenção a Vitra Clinic tem já disponível a tecnologia Guided Biofilm Therapy. Fale-nos um pouco mais sobre esta solução inovadora e de que forma veio revolucionar a prática de Higiene Oral por profissionais?

A pessoa mais habilitada a responder a esta questão seria a Dra. Ana Sabas, a nossa higienista oral. O protocolo GBT (Guided Biofilm Therapy), utilizado na consulta de Higiene Oral consiste num tratamento que permite identificar as zonas onde o paciente não está a ser eficaz nos cuidados de higiene oral diários e depois remover de forma suave e segura, o biofilme (ou placa bacteriana), as manchas e o tártaro dos dentes naturais e implantes.

O equipamento possui água aquecida – o que torna a experiência da consulta de higiene oral muito mais confortável, especialmente nos pacientes com sensibilidade dentária; possui ainda outros elementos que auxiliam de forma comprovada, o tratamento de situações de periodontite e peri-implantite.

É um protocolo de motivação excecional – acreditamos que a prevenção de cáries e motivação dos nossos pacientes (principalmente os mais novos) é fundamental.

Focada em atingir o seu compromisso de qualidade, a Vitra Clinic aposta numa seleção de fornecedores capazes de garantir os melhores produtos e serviços para cada caso. A escolha dos melhores fornecedores e parceiros é imprescindível e um dos maiores aliados da Vitra Clinic?

A qualidade de qualquer tratamento na nossa área assenta por um lado, na capacidade técnica e humana da equipa (clínicos, assistentes e rececionistas) e por outro, na qualidade dos materiais e equipamentos utilizados.

Ao longo dos anos temos tido o privilégio de poder trabalhar com excelentes profissionais, que nos têm apoiado a par e passo e cuja dedicação e empenho se espelham na clínica que hoje temos.

Estudar, conhecer e poder escolher trabalhar com produtos inovadores e outros, que não sendo novos, têm taxas de sucesso cientificamente comprovadas tem definido o nosso “standard of care”. Aqui, mais uma vez se entende a importância de ter uma equipa multidisciplinar, onde cada um se dedica à sua área e persegue o que existe de novo e mais acreditado – só assim conseguimos manter-nos atualizados nesta época de constantes inovações clínicas e tecnológicas.

Temos ainda, o apoio imprescindível de um laboratório experiente, a Neolab, dotado da melhor tecnologia, onde trabalham técnicos extremamente talentosos e que nos permitem manter a nossa qualidade e ir de encontro às expectativas dos nossos pacientes.

O futuro é ainda uma página em branco. Como gostaria de escrever a história de Vitra Clinic? Que objetivos a clínica pretende alcançar a médio/longo prazo?

Quando projetámos a clínica deixámos uma sala vazia para “crescer” com a abertura de mais um gabinete. A nossa previsão era de dar esse passo ao fim de um a dois anos. Em resposta à crescente procura pelos nossos serviços acabámos por ter que antecipar a abertura do novo gabinete para o próximo mês de agosto. Depois disso, não queremos crescer em dimensão, queremos apenas ser cada vez melhores, proporcionar cada vez mais conforto e satisfação aos nossos pacientes. Somos a favor de relações honestas, pessoais e duradouras.

Vitra Clinic