Fernando Queiroga, Presidente Câmara de Boticas

A XXIV Feira Gastronómica do Porco realiza-se de 13 a 16 de janeiro de 2022, no Pavilhão Multiusos de Boticas, num modelo completamente diferentes dos habitual, devido ao surto pandémico de Covid-19, mas mantendo a qualidade a que habituou os visitantes.

Na foto: Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal de Boticas

Os produtos tradicionais do Concelho de Boticas, sobretudo o fumeiro e os derivados do porco, continuam a ter lugar de destaque em mais uma edição do certame, proporcionando oportunidades únicas de negócio àqueles que se dedicam à produção artesanal do fumeiro, com importantes reflexos para a economia local.

Em 2022, o evento organizado pelo Município de Boticas, em parceria com o EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, pretende dar continuidade ao trabalho de promoção e divulgação do que de melhor há e se faz neste território, através da apresentação de produtos de qualidade excecional e com caraterísticas únicas da região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial.

As práticas agrícolas ancestrais e o espírito de entreajuda têm-se revelado importantes fatores de valorização dos produtos endógenos locais, fazendo da Feira do Porco um dos maiores eventos gastronómicos do norte do país e tornando-a num importante pilar socioeconómico do Concelho de Boticas.

Concurso de melhor chouriça e salpicão

A 24.ª edição do certame conta, mais uma vez, com o “Concurso de Melhor Chouriça e Salpicão”, onde são selecionados os melhores exemplares de cada edição da Feira do Porco, com o objetivo de reconhecer, valorizar e fomentar o fabrico artesanal de fumeiro e enchidos.

Os artigos entregues para competição são avaliados por um júri que avalia, em prova cega, fatores diferenciadores como o aspeto, sabor, cor e cheiro de cada chouriça e salpicão.

O concurso permite aos produtores atestar a qualidade do fumeiro que produzem e comercializam durante o certame. Tendo em conta a atual fase de recuperação pandémica, a organização está empenhada em cumprir as regras emanadas pelas Direção-Geral da Saúde, para este tipo de eventos.

De modo a salvaguardar a saúde pública e a garantir que estão reunidas todas as condições de segurança, a Câmara Municipal de Boticas irá disponibilizar testes rápidos, tendo também um enfermeiro em permanência e disponível para agir caso alguém revele sintomas compatíveis com a Covid-19.

TASQUINHAS DE SABORES TRADICIONAIS

Feira do Porco de Boticas é sinónimo de boa comida e, como tal, além da oferta disponibilizada pelos setor da restauração um pouco por todo o Concelho, no interior do recinto haverá as habituais tasquinhas tradicionais. No entanto, o acesso será condicionado pelas medidas de segurança impostas pelas Autoridades de Saúde, no âmbito da Covid-19.

Com ementas apelativas onde se destacam alguns pratos tipicamente barrosões confecionados à base de carne de porco e enchidos, como são o caso do cozido à barrosã, o arroz de costelas ou a assadura, os visitantes poderão assim deliciar-se com a magnífica gastronomia local, característica de um concelho rural.

Por sua vez, na parte lateral coberta do pavilhão haverá um espaço dedicado aos petiscos, nomeadamente ao hambúrguer barrosão no pão, preparado à base de carne de vitela barrosã, outro produto de excelência desta região e detentor de Denominação de Origem Protegida (DOP).

FEIRA MANTÉM VENDAS ONLINE

A Feira Gastronómica do Porco conta também com a plataforma de vendas online BoticasTem (www.boticastem.pt), uma inovação implementada na edição de 2021  pelo Município de Boticas em estreita colaboração com a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense e que veio a revelar-se um sucesso.

Desta forma, os consumidores podem adquirir fumeiro, enchidos, entre outros produtos do Concelho de Boticas de forma rápida, prática e cómoda, a partir de qualquer parte do país e, inclusive, do estrangeiro.

Tal como acontece com os produtos vendidos na feira, também os artigos comercializados através da plataforma online estão sujeitos a um rigoroso controlo de qualidade.

Esta ferramenta de vendas permite, assim, estimular o aproveitamento e a rentabilização dos recursos endógenos existentes no Concelho de Boticas, mediante a aposta na modernização e dinamização das atividades que envolvem o mundo rural, principalmente a produção artesanal de fumeiro e enchidos.